Portal O Dia

Homem morre eletrocutado ao tentar roubar fiação elétrica na Avenida Maranhão

Um homem ainda sem identificação morreu eletrocutado ao tentar roubar a fiação de um poste na Avenida Maranhão. O fato aconteceu por volta das 5h10 da manhã desta quinta-feira (03). O momento foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram o homem no alto do poste até que se vê um clarão e logo em seguida ele cai já sem vida na calçada.

Policiais do 1º BPM foram acionados para fazer o isolamento do local. Populares chamaram também a perícia da Polícia Civil. Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) constatou o óbito e iniciou os procedimentos legais. O corpo do homem foi recolhido e levado para o IML. Segundo a polícia, ele viveria em situação de rua.

Um representante da Equatorial Piauí, concessionária dos serviços de distribuição de energia no Estado, esteve no local acompanhando o trabalho da perícia. O poste do qual o homem caiu tinha mais de 13 metros de altura. Por conta do choque, uma loja nas proximidades do ocorrido teve seu fornecimento de energia interrompido.

Reprodução/Whatsapp
Homem morre eletrocutado ao tentar roubar fiação elétrica na Avenida Maranhão

Roubar fiação elétrica é crime e pode colocar a segurança pública em risco

O roubo de fiação elétrica é considerado crime pela lei brasileira. O Artigo 155 do Código Penal define a prática como furto de coisa alheia e estabelece pena que vai de um a quatro anos de prisão, além do pagamento de multa. O furto de fiação pode ter ainda alguns agravantes como quando os fios fazem parte da infraestrutura urbana e seu roubo pode causar riscos para a população.

Um levantamento divulgado pela Equatorial em maio deste ano aponta que os furtos de cabos da fiação elétrica já deixaram mais de 250 mil usuários sem luz no Piauí entre janeiro e abril. A situação é mais preocupante no litoral, que concentra 50% das ocorrências. Luís Correia e Parnaíba são as cidades em situação mais crítica para o roubo e furto de cabos da fiação elétrica.

“Os danos provocados por essa prática são os mais variados e quando falamos de segurança, as pessoas precisam entender que tocar em uma rede energizada pode custar a própria vida”, alerta Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí. Dentre os riscos ocasionados pelo furto de fios elétricos, ele cita ocorrência de curtos-circuitos, incêndios, oscilações de energia, falta de energia e perda de equipamentos elétricos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.