O Segundo Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) já está com as imagens da hélice que sacou do avião pilotado pelo médico Jacinto Lay e que fez um pouso forçado em Teresina no último domingo (08). O equipamento foi encontrado no quintal de uma casa no bairro Bela Vista e a moradora acionou as autoridades para entregá-lo.
A hélice foi recolhida pela equipe técnica e levada para o Clube de Ultraleve do Piauí, onde foi juntada aos destroços do avião de Jacinto. As imagens do equipamento já foram enviadas para o Seripa e o objeto passará, agora, por perícia. A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo piloto Ricardo Dantas, amigo de Jacinto Lay.
“Na segunda de manhã nós recolhemos essa hélice e eu informei ao Seripa que estávamos de posse da peça. O assessor de Segurança do Voo pediu que enviasse as fotos, eu assim o fiz. Então pegamos essa hélice e levamos para junto dos destroços do avião no Clube de Ultraleve. Agora é aguardar a perícia e saber o que levou o equipamento a sacar da aeronave em voo”, explica Ricardo Dantas.
Paralelamente à investigação do Seripa II, a Polícia Civil também está investigando o acidente com avião de Jacinto Lay. Conforme explicou o piloto e amigo do médico, são dois procedimentos independentes, mas que podem se correlacionar, já que um tem complementaridade com o outro. Ricardo Dantas esclarece que o avião Northlad PA-18 que Jacinto pilotava era amador e que aeronaves deste tipo não seguem uma linha de produção fixa, um aspecto que deverá ser considerado na investigação tanto do Aeronáutica, quanto da polícia.
“O Seripa vai dizer o que causou, mas não necessariamente apontar culpados pelo acidente. A investigação aeronáutica é mais no sentido de prevenir que outros acidentes como este voltem a acontecer, identificar o que houve de errado e apontar o que pode ser feito para que estas falhas não se repitam em outros voos. Já a investigação da polícia é mais circunstancial. É um inquérito que vai apontar a dinâmica do fato e, quando há, apontar culpados”, explica Ricardo.
No Registro Aeronáutico Brasileiro, o Northland PA-18 de matrícula PU-CCO, pertencente a Jacinto Lay, consta como aeronave experimental, monomotor e autorizada somente para voos diurnos. Segundo o piloto Ricardo Dantas, já se sabe que a hélice do aparelho sacou em voo, o que ficou atestado pelos áudios acessados com exclusividade pelo Portalodia.com nos quais Jacinto informa a perda do equipamento à torre de controle e a necessidade de um pouso de emergência.
Ao pousar na BR-316, nas proximidades do bairro Lourival Parente, o avião atingiu Keliane Pereira dos Santos, que estava na garupa de uma moto, antes de colidir com uma parada de ônibus. A manicure de 27 anos sofreu traumatismo craniano e foi encaminhada em estado grave ao HUT. Já o médico Jacinto Lay sofreu politraumatismo e passou por cirurgia nas pernas. Lay foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Médico permanece sedado e faz tomografias diariamente
Em conversa com o Portalodia.com, Ricardo Dantas, piloto e amigo pessoal de Jacinto Lay, atualizou o quadro do médico, que está internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo ele, Jacinto segue sedado, entubado e passa diariamente por exames de tomografia para verificar seu quadro de traumatismo craniano. Por estar em coma induzido e entubado, o médico não pode ser submetido ainda a certos procedimentos, mas exames clínicos como o de fundo de olho atestam que há atividade cerebral e a função dos rins está totalmente preservada.
“A aparência dele está bem melhor. A gente tem noção da gravidade da situação, mas também temos muita esperança de que quando ele acordar, os resultados dos exames clínicos sejam melhores. Agora é aguardar a retirada da sedação para ele despertar e vermos como ele vai responder”, relata Ricardo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.