Portal O Dia

Incêndio em vegetação ameaça condomínio no bairro Cristo Rei

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí foi acionado, na noite desta sexta-feira (04), por volta das 20h30, para combater um incêndio em vegetação no bairro Cristo Rei, Zona Sul de Teresina. O fogo tinha uma proximidade alarmante com alguns condomínios da região, além das chamas estarem concentradas em uma mata de difícil acesso.

Divulgação / SSP-PI
Incêndio atingiu vegetação e se aproximou de condomínio no bairro Cristo Rei.

Segundo o Tenente Silvestre, do Corpo de Bombeiros, a solicitação da equipe do Corpo de Bombeiros partiu dos próprios moradores, que acionaram a corporação. Os bombeiros adentraram a mata, que era considerada de difícil acesso, e utilizando o caminhão conseguiram controlar as chamas. Os bombeiros militares combate as chamas utilizando também abafadores e bombas costais. O incêndio foi controlado horas depois, ainda na sexta. Não houve feridos na ocorrência.

Em setembro, estado registrou 107 focos de incêndio por dia

O Estado contabilizou por dia uma média de 107 focos de incêndio durante o mês de setembro, segundo o que aponta o levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foram 3.113 focos de incêndio identificados em território piauiense de 01 a 29 de setembro. No mesmo período (01 a 29) de agosto, o Piauí teve 1.336 focos. Significa dizer que em setembro, o Estado já tem mais que o dobro de focos de queimada registrado no mês passado.

Divulgação/Corpo de Bomebeiros
Em setembro, estado registrou 107 focos de incêndio por dia

A situação mais crítica se encontra em dois municípios do Sul do Estado: Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí. É que, de acordo com o Inpe, Baixa Grande já contabilizou neste mês 260 focos de queimada, que representa 8,4% do total registrado em todo o Estado. Já Uruçuí concentra 6,6% dos focos, com um total de 205 identificados neste mês de setembro. Em seguida no ranking das cidades com maior número de incêndios no Piauí aparecem Canto do Buriti (177 focos), Ribeiro Gonçalves (124 focos) e Floriano (112 focos).

A quantidade de focos de queimada registrados no Piauí neste mês de setembro colocou o Estado como o oitavo do país em número de incêndios, segundo os dados do Inpe. Com seus 3.113 focos contabilizados, o Piauí fica atrás apenas do Mato Grosso (19.439 focos); Pará (17.297 focos); Amazonas (6.847 focos); Tocantins (6.596 focos); Minas Gerais (4.965 focos); Maranhão (4.056 focos) e Acre (3.189 focos).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.