Portal O Dia

Justiça concede liberdade a estudante de Medicina da UESPI acusado de extorquir biomédico em Teresina

O estudante de Medicina Franklin de Souza Sabino, preso na última sexta-feira (20) sob suspeita de extorquir um biomédico e exigir a quantia de R$ 70 mil, foi liberado neste sábado (21) por decisão da juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares, da Vara Núcleo de Plantão de Teresina. A magistrada concedeu liberdade provisória ao acusado, impondo medidas cautelares em substituição à prisão preventiva.

Maria Clara Estrêla/O Dia
Justiça concede liberdade a estudante de Medicina da UESPI acusado de extorquir biomédico

Franklin foi detido em flagrante pela equipe do RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), enquanto recolhia o dinheiro deixado pela vítima em uma lixeira próxima à Ponte Estaiada de Teresina.

De acordo com a investigação, o pagamento foi combinado via mensagens no WhatsApp, onde o estudante teria utilizado ameaças e chantagens para exigir o valor. Prints das conversas foram apresentados pela vítima à Polícia Civil. A motivação das chantagens não foi informada pela polícia.

Na decisão, a juíza destacou que o acusado não possui antecedentes criminais e que não foram preenchidos os requisitos necessários para a decretação da prisão preventiva, conforme os artigos 312 e 313, inciso I, do Código de Processo Penal. “A gravidade do crime não constitui, por si só, fundamento para legitimar a prisão cautelar”, afirmou a magistrada.

Com a liberdade provisória, Franklin deverá cumprir medidas cautelares, incluindo:

• Comparecimento mensal em juízo para informar suas atividades;

• Proibição de se ausentar da comarca ou mudar de residência sem autorização judicial;

• Recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga;

• Proibição de manter qualquer tipo de contato com a vítima.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.