Uma decisão do juiz João Gabriel Furtado Baptista, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, suspendeu temporariamente a reintegração de posse do loteamento Uruguai, na zona Leste de Teresina. A ação policial que envolveu a Tropa de Choque da Polícia Militar teve início na manhã desta terça-feira (24/04) e enfrentou resistência dos moradores.
A reintegração de posse foi requisitada pela Prefeitura de Teresina e autorizada pelo pela 5ª Vara Cível de Teresina. Os moradores alegam que estão no local há cerca de um ano e atearam fogo em pneus e pedaços de madeira para evitar a entrada da polícia que cumpria a ordem judicial.
Foto: Reprodução
“Já tem um ano que as pessoas ocupam este terreno institucional da prefeitura, que está abandonado há 30 anos. Essa é a primeira vez que o município apresenta um documento e, a gente dos movimentos sociais, tentou sentar com a prefeitura. Em seguida, protocolamos um documento junto ao órgão pedindo o acompanhamento da política de habitação e não tivemos reposta”, disse a líder comunitária Fabíola Lemos disse à O Dia TV.
Ao Portal O Dia.com, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas informou que enviou uma equipe para o local para realizar o cadastro das famílias desabrigadas. O objetivo, segundo o órgão municipal, é garantir que elas sejam beneficiadas com programas sociais.