A terceira reunião da Força-Tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20, vai reunir hoje (22) mais de 40 delegações internacionais no Centro de Convenções de Teresina. O encontro visa acertar os termos finais da Aliança vai até a próxima sexta-feira (24). Durante o evento do G20 em Teresina, as delegações ficarão reunidas, durante todo o dia, apenas com pausas para as refeições que acontecerão no mesmo local, dialogando e negociando os termos do que pode vir a ser o texto final da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A proposta pela acordo foi apresentada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quando o Brasil assumiu a presidência do grupo, no ano passado. O G20 desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. Em especial, o objetivo das discussões é reduzir o número de 735 milhões de pessoas que atualmente passam fome no mundo.
Confira a agenda do evento:
Nesta quarta-feira, após participar da abertura da reunião, o ministro Wellington Dias terá um encontro com a imprensa para tratar das expectativas do evento. Já no dia 24, ao fim da reunião, o titular do MDS e a equipe técnica da Força-Tarefa concedem novamente coletiva de imprensa para fazer um balanço dos trabalhos.
Já no dia 24 as delegações do G20 poderão conhecer, in loco, como os programas de combate à fome funcionam no estado por meio de duas visitas de campo. A primeira será na horta comunitária do povoado Ave Verde, onde técnicos terão a oportunidade de ver, na prática, como é incentivada a produção da agricultura familiar no entorno de Teresina. Em seguida, os participantes irão à Quitanda da Agricultura Familiar, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde os produtores podem comercializar seus alimentos, cultivados localmente, para o consumidor.
Capital sediou o G20 Social na última segunda (20)
Teresina sediou o encontro do G20 Social. A reunião foi aberta pelo ministro Wellington Dias. A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional abordou as propostas que devem ser levadas ao G20. Durante o encontro, os ministérios que integram a Câmara deram suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.