Um dos maiores sambistas do Piauí, Manoel Messias do Espírito Santo, morreu nesta terça-feira (11) em Teresina, aos 75 anos. Fundador e presidente da escola de samba Sambão, o ícone do samba faleceu às 17 horas, no Hospital Prontomed, em decorrência de um câncer no figado.
Ele chegou a ficar internado e seu estado de saúde era considerado delicado. O velório ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), na Pax União, e o sepultamento foi realizado no Cemitério São José, zona Norte de Teresina.
Com mais de cinco décadas dedicadas ao carnaval e mais de 100 composições, Manoel Messias exalava seu amor pelo samba e construiu uma história marcante em Teresina e em todo o estado. Manoel Messias foi propulsor da cultura do samba em Teresina e ajudou a organizar desfiles e eventos carnavalescos.
Nas redes sociais, amigos lamentaram a partida do sambista e enalteceram sua grande importância para a cultura local
Robert Garcia, do Bloco Piauí Samba, agradeceu pelos ensinamentos e pela inspiração. “Obrigado mestre Manoel Messias do Espírito Santo por todos os ensinamentos. Total dedicação e amor ao samba. Formou e inspirou toda uma geração. A comunidade do samba e da Baixa da Égua estão em luto”, disse.