Portal O Dia

Manutenção na ETA Sul deixará 80% dos bairros de Teresina sem água

Com o objetivo de prevenir a falta de água nos períodos mais quentes, a concessionária Águas de Teresina apresentou, nesta quarta-feira (10), o Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ. O plano apresenta serviços de modernização na distribuição e na implementação de aparelhos tecnológicos para monitoramento do abastecimento de água, para garantir o abastecimento contínuo na cidade e suportar o consumo que aumenta em até 30% nesse período. Como parte do planejamento, a concessionária informou a parada programada no domingo (14), para uma manutenção no sistema de abastecimento. 80% da cidade ficará sem abastecimento, sendo necessário que a população reserve água.

Divulgação
80% de Teresina ficará sem água no domingo devido à manutenção na ETA Sul

O período do B-R-O-bró é a época mais quente do ano no Piauí. O nome vem da junção das sílabas finais dos meses que compõem esse período: setembro, outubro, novembro e dezembro. O B-r-o-bró se caracteriza por temperaturas médias em torno de 40°C, podendo chegar a picos superiores a 44°C, como já foi registrado. Além do calor intenso, a baixa umidade do ar, que varia entre 10% e 30%, torna a sensação térmica ainda mais quente e árida.

O Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ, é apresentado pelas Águas de Teresina todos os anos. Em 2024, o plano está sendo antecipado por conta das altas temperaturas que já começam a ser sentidas na segunda metade de julho.

Como parte do plano, no domingo (14), haverá uma parada programada na Estação de Tratamento de Água (ETA Sul) a partir do meio-dia. Esta ação incluirá a modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia, envolvendo mais de 50 colaboradores. Os serviços estão previstos para terminar à meia noite. O funcionamento da rede será restabelecido gradualmente após a execução. Como o sistema opera por pressão, a água retornará primeiro às áreas centrais e depois às regiões mais elevadas da cidade.

Assis Fernandes/O Dia
80% de Teresina ficará sem água no domingo devido à manutenção na ETA Sul

“Realizamos ao longo do ano uma série de ações que visam otimizar o fornecimento de água aos teresinenses, proporcionando tranquilidade nesse período mais quente do ano. Apesar de ser um momento em que a temperatura chega a ultrapassar os 40°C, aumentando o consumo de água tratada, a empresa tem realizado investimentos que garantem o padrão de atendimento de acordo com o crescimento da cidade, dando assim continuidade ao abastecimento de forma regular”, reforça o diretor executivo Renee Chaveiro.

Assis Fernandes/O Dia
Renee Chaveiro

Entre as ações realizadas pela empresa na cidade estão: instalação de 5 novas unidades de bombeamento (boosters), perfuração de 2 novos poços, 41 interligações no sistema, substituição de 1.106 metros de rede de ferro por PVC e extensão de 3.652 metros de rede de abastecimento. Além disso, estão previstos a modernização dos equipamentos (manutenção ETA Sul), implantação de 6 novos booster, construção de 5 poços, substituição de mais 3.667 metros de rede e extensão de outros 1.120 metros. Ao todo, são mais de 41 bairros beneficiados e mais 15 até o fim do ano. Ao todo, são mais de 143.000 pessoas beneficiadas com as melhorias de 2024.

Assis Fernandes/O Dia
80% de Teresina ficará sem água no domingo devido à manutenção na ETA Sul

“A manutenção visa garantir o abastecimento de água constante, nesse período mais quente, para que não tenha nenhuma parada emergencial e não tenha nenhuma intercorrência, já que o consumo aumenta até 30%. A Águas de Teresina tem realizado ações de melhorias no abastecimento de água na zona urbana. Algumas regiões mais afastadas precisam de investimentos. Para realizar melhorias no abastecimento de água, nós já estamos realizando perfurações de postes, instalações de boosters, que atendem regiões mais isoladas e regiões mais altas da cidade”, destaca o gerente operacional Murilo Formiga.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.