Portal O Dia

Operação Hircus: polícia apreende veículos roubados no Centro de Teresina

A movimentação no Centro de Teresina começou cedo nesta sexta-feira (01) com as Forças de Segurança atuando em conjunto para identificar e apreender veículos roubados ou com sinais de adulteração. É a Operação Hircus, que combate crimes de fraudes veiculares, venda e receptação de carros e motos roubados em todo o Piauí. Em seu quinto dia, a ação chegou à capital. Já são mais de 100 veículos ilegais apreendidos.

Victor Costa/O Dia
Operação Hircus: polícia apreende veículos roubados no Centro de Teresina

A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal de Teresina e movimenta um grande contingente policial na região da Praça da Bandeira e do Shopping da Cidade. De acordo com o inspetor Cláudio Piazza, coordenador da Operação Hircus, o principal objetivo é verificar adulterações nos elementos identificadores dos veículos, sobretudo as motocicletas, que são mais comuns de serem usadas por criminosos para a prática de assaltos.

“Estamos trabalhando aqui a vertente do combate ao crime. Hoje na etapa de Teresina temos um escritório montado na Delegacia de Roubo e Furto de Veículos esperando os resultados da capital. Focamos principalmente na região central, verificando a questão da procedência do veículo do ponto de vista de sua originalidade e legalidade. Olhamos a placa, o chassi, o número do motor e se identificarmos alguma adulteração, este veículo vai ser conduzido, periciado e depois seu responsável será informado”, explica o inspetor.

Victor Costa/O Dia
Operação Hircus: polícia apreende veículos roubados no Centro de Teresina

Só ontem (31), as ações da Operação Hircus resultaram na apreensão de 39 veículos roubados ou furtados, sendo 28 motos e 11 carros. Todos eles já foram periciados e estão em fase de preparação de laudo. “Isso mostra o compromisso que as forças de Segurança têm no combate ao roubo ou furto de veículos automotores. E pela primeira vez temos a participação da Guarda Civil Municipal. São as esferas federal, estadual e municipal atuando juntas para coibir práticas criminosas”, finaliza o inspetor Piazza.

Confira algumas orientações para evitar comprar um veículo roubado

Quem compra um veículo produto de roubo ou furto automaticamente comete crime de receptação. Para evitar cair neste tipo de prática, a polícia dá algumas orientações, tais como:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.