Na manhã desta quinta-feira (23) a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) deflagrou a Operação Interditados VIII, no Shopping da Cidade, para dar cumprimento a sete mandados de busca e apreensão em quatro lojas e uma loja on-line. A ação tem como objetivo combater a comercialização de aparelhos celulares provenientes de furto e roubo.
LEIA TAMBÉM
Por conta da Operação, os estabelecimentos comerciais tiveram suas atividades econômicas suspensas. E isso provocou uma manifestação dos permissionários do Shopping, que alegaram terem sido proibidos de entrar nas lojas. Em protesto, os manifestantes bloquearam parte da Avenida Maranhão, no centro de Teresina.
Com gritos de ordem como "Polícia é para bandido" e "Queremos trabalhar", os manifestantes criticaram a proibição de adentrarem o Shopping da Cidade e o tamanho do aparato policial utilizado na operação. Alguns permissionários chegaram a ficar deitados no chão da Avenida Maranhão, paralisando o trânsito, em protesto contra a forma de condução da operação.
Péricles Veloso, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Teresina e também permissionário, criticou as operações policiais e afirmou que se trata de "sensacionalismo" da Polícia Civil.
A reportagem de O DIA entrou em contato com a Secretaria de segurança Pública para se posicionar sobre as reclamações dos permissionários. Mas até o momento não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Celulares roubados devem ser devolvidos aos donos
Desde o inicio do ano, os celulares recuperados estão sendo devolvidos aos seus proprietários originais. Além disso, até o final do ano, cerca de 20 mil pessoas serão intimadas a devolverem aparelhos roubados.
Para o Secretário de Segurança, Chico Lucas, a medida tem como finalidade conscientizar a população da importância de não adquirir aparelhos de procedência duvidosa, além de coibir o roubo e furto em todo o Estado do Piauí. “As pessoas precisam entender que, ao comprarem celulares roubados, elas estão financiando outros crimes”, finalizou o secretário.