Portal O Dia

Picada de escorpião: Teresina registra 27 atendimentos de urgência em apenas 10 dias

O número de atendimentos por picada de escorpião em Teresina vem apresentando crescimento. A constatação é do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella. De acordo com dados do DTNP, somente nos 10 primeiros dias de agosto, 27 pessoas foram socorridas na emergência devido acidentes com escorpião. Durante todo o mês de agosto do ano passado foram 64 casos.

O diretor técnico e infectologista do IDTNP, José Noronha, alerta para os procedimentos que são necessários após a picada de escorpião. A primeiro passo descrito pelo médico é agir rápido e buscar atendimento, já que os casos tem potencial de evoluir inclusive para óbito. A preocupação deve ser redobrada quando os casos envolverem crianças e idosos. 

SESA
Escorpião

“Caso acometido pela picada desse tipo de animal o paciente deve procurar atendimento médico imediato para avaliação médica, seja no IDTNP ou nas referências macrorregionais do Estado. O atendimento médico deve ser buscado o mais breve possível para que seja feita analgesia e para avaliar a possibilidade de uso do soro antiescorpiônico conforme gravidade do quadro. É importante ressaltar que é importante agir rapidamente após o acidente, pois a picada de escorpião podem levar à óbito”, disse. 

VEJA COMO EVITAR ACIDENTES

O QUE FAZER APÓS O ACIDENTE

Com informações do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella