Portal O Dia

Polícia pede exame de sanidade mental para adolescente que ameaçou massacre em escola

A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia Seccional, pediu à justiça que faça um exame de sanidade mental no adolescente apreendido por ameaçar um massacre em uma escola em Teresina. O pedido foi feito nesta quarta-feira (15) pelo delegado Eduardo Aquino, titular do inquérito. O jovem de 16 anos foi apreendido e chegou a confirmar em depoimento que pretendia atacar estudantes e professores na escola que frequenta.

Reprodução
Polícia pede exame de sanidade mental para adolescente que ameaçou massacre em escola

A polícia extraiu dados do celular do adolescente que revelam conversas e pesquisas na Deep Web sobre como executar um massacre na escola e como adquirir armamento. O que chamou a atenção do delegado foram as referências repetidamente feitas por ele sobre o atentado a uma escola em Suzano-SP, onde dois adolescentes mataram sete pessoas em 2019.

O adolescente já havia sido apreendido outras duas vezes pelo mesmo ato infracional e o comportamento reiterado dele motivou a solicitação do exame de higidez (sanidade) mental. “A extração dos dados revelou que ele realmente tinha o intento e, quando perguntado, ele disse que sim, que iria fazer um massacre. Não restou outra alternativa além da apreensão. Por isso pedimos a avaliação psicológica”, explicou o delegado Eduardo Aquino.

Reprodução
O pedido foi feito pelo delegado Eduardo Aquino

Com base no resultado da avaliação, espera-se que a justiça decida se o jovem tem condições de apenas cumprir as medidas socioeducativas previstas no ECA ou se não tem nenhuma condição de ser reintegrado à sociedade. O Ministério Púbico fará a solicitação ao Judiciário. Até lá, o adolescente permanece apreendido.