A Prefeitura de Teresina anunciou na manhã desta segunda (15) que instalará uma grade metálica para tentar evitar novos desastres nas obras da galeria da zona leste de Teresina. A instalação ocorrerá na altura da rua Herbert Parentes, no bairro São Cristóvão.
A obra será desenvolvida pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), Defesa Civil e Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da Zona Leste (SAAD Leste).
Na última sexta e sábado fortes chuvas atingiram a capital deixando ruas alagas e causando estragos em toda a capital. De acordo com os dados da Estação Leste do Centro Nacional de Alerta e Monitoramento de Desastres (Cemaden) em menos de 4h de duração, a precipitação pluviométrica registrada foi de 33,8mm. Este índice é considerado elevado para um curto espaço de tempo. Na zona leste, próximo às obras da galeria, veículos foram arrastados pela correnteza.
A medida, de acordo com a Prefeitura, faz-se necessária para que os veículos não sejam levados pela correnteza.
“O local é uma passagem natural de um riacho e será resolvido com a obra da galeria, que está em andamento. Neste momento, a obra está finalizando o trecho próximo à rua Darcy Araújo e depois faremos o trecho que passará pela rua Herbert Parentes. Com isso, essa situação será, finalmente, resolvida”, destaca o presidente do Comitê Emergencial de Enfrentamento aos Desastres Naturais, Edmilson Ferreira, que também é diretor-executivo da ETURB.
Segundo ele, essa nova fase da obra, que contempla o trecho da rua Herbert Parentes, está em fase de licitação e, dentro de três meses, os contratos já devem estar assinados.