Portal O Dia

Prefeitura vai fiscalizar descarte irregular de lixo com câmeras e inteligência artificial

A Prefeitura vai fiscalizar, por meio de câmeras fixas e móvel, o descarte irregular de lixo em Teresina. Com as imagens, a gestão administrativa teresinense poderá registrar Boletim de Ocorrência (BO) por crime ambiental. A informação foi divulgada nesta terça-feira (12), durante a inauguração da nova central de monitoramento do Programa Lixo Zero.

Serão nove câmeras fixas instaladas em pontos da cidade e uma câmera móvel, apoiadas por inteligência artificial, para auxiliar na detecção das ações dos descartes irregulares de lixo na capital. A central de monitoramento é administrada pela Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

Divulgação/Semcom
Prefeitura vai fiscalizar descarte irregular de lixo com câmeras e inteligência artificial

Para o secretário da Semduh, James Guerra, a nova sistemática ajudará a reprimir o descarte irresponsável de lixo e irá melhorar a qualidade de fiscalização, para que assim possa conscientizar a população a manter práticas responsáveis para o descarte correto de resíduos.

Essa iniciativa vem trazer inúmeros benefícios para nossa capital; seja na forma mais eficaz de fiscalização, seja através das nossas palestras de reeducação e conscientização, pois as pessoas têm que se ter em mente que o poder publico sozinho não consegue o efeito esperado

James GuerraSecretário da Semduh
Divulgação/Semcom
Autoridades locais estiveram presentes no evento de inauguração

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também esteve presente na solenidade de inauguração. Segundo ele, a tecnologia será uma importante aliada para combater o descarte irregular de lixo na cidade.

“Com mais tecnologia poderemos melhorar a fiscalização, e assim combater aquelas pessoas que insistem em sujar nossa cidade. Não se pode permitir que possas sem consciência insistam em descartar tanto lixo e tanta sujeira e assim só piorar ainda mais o combate a doenças como dengue, Zika e chikungunya”, finalizou o prefeito.

Plano de combate à dengue

Com o aumento de casos na capital, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou na última quinta-feira (7) o planejamento estratégico de combate à dengue em Teresina. Mais recentemente, o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de casos da doença e em Teresina, o número de pessoas acometidas pela doença já chega a quase 800.

Outro destaque levantado no planejamento estratégico de combate à dengue é a limpeza da cidade. Conforme ressaltado pelo diretor de vigilância e saúde, Walfrido Salmito, o esvaziamento do lixo em certas áreas da cidade é de crucial importância durante a força tarefa, pois reduzirá potenciais criadouros do mosquito.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.