Portal O Dia

PT quer dobrar o número de vereadores na Câmara Municipal de Teresina

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina trabalha com uma meta ousada para o próximo pleito eleitoral. Conforme o presidente da sigla na capital, Cícero Magalhães, a meta da federação, que inclui ainda PV e PCdoB, é dobrar o número de parlamentares na Câmara de Teresina. A entrevista foi concedida ao O Dia nesta sexta-feira (5).

Atualmente, a federação partidária é representada na Casa Legislativa por quatro nomes, entre eles Dudu Borges, Elzuila Calisto e Deolindo Moura, todos do PT, além da vereadora Pollyana Rocha, do PV. Para ele, a força do pré-candidato a prefeito do PT, Fábio Novo, vai refletir na consagração do dobro de cadeiras atuais.

Assis Fernandes / O DIA
Cícero Magalhães, líder do PT em Teresina

“Nós avaliamos que, com a boa campanha que o Fábio Novo está fazendo e que é uma campanha com possibilidade de eleição e vitória, nós acreditamos que isso também vai se repetir no Parlamento. Iremos fazer entre 7 a 8 cadeiras na Câmara Municipal”

A federação PT, PCdoB e PV pretende lançar ao menos 30 nomes para que possam disputar vagas na Câmara de Teresina. A maioria dessas vagas, porém, deve ficar com o PT, em torno de 24, e as outras 6 devem ficar divididas entre PCdoB e PV.

Indicações no Palácio da Cidade

Na ocasião, Cícero Magalhães comentou ainda sobre a problemática das indicações de vereadores da bancada municipal no Poder Executivo teresinense. Segundo ele, os parlamentares devem retirar suas indicações no Palácio da Cidade.

Cícero afirma que não há sentido os vereadores da bancada continuarem com suas indicações do Poder Executivo, haja vista que a sigla já tem seu pré-candidato Fábio Novo que logo estará em campanha eleitoral.

“Não tem mais sentido a bancada do PT está fazendo indicação na estrutura de governo do Dr. Pessoa. O prefeito tem todo o direito e está na sua pré-campanha de reeleição. Já o PT tem seu pré-candidato que é o Fábio Novo e que logo, logo ele estará na campanha dele”, cita o presidente.

Arquivo/ODIA
Palácio da Cidade, sede do Poder Executivo de Teresina

Magalhães afirma que os três vereadores do PT na Câmara de Teresina não precisam de tais indicações, principalmente por terem trabalhos já conhecidos na cidade.

“Nós temos três vereadores, todos eles bem avaliados, eles não precisam disso para se reelegerem, pois têm trabalhos conhecidos na cidade, o PT tem um pré-candidato forte, onde devemos até ganhar a eleição, então é mais natural [a retirada]. O Dr. Pessoa segue o caminho dele e o PT vai seguir o nosso caminho”, finalizou.