O ponto socorro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) atendeu somente no primeiro semestre deste ano um total de 4.947 crianças e adolescente entre 0 e 14 anos. Os números apresentam um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados levantam uma preocupação para este mês de julho, período de férias escolares.
A Unidade de Estatística do HUT revelou que a maioria das ocorrências são por quedas, inalação ou ingestão de objetos estranhos, dores abdominais, causalidades no trânsito. Por outro lado, queimaduras, intoxicações e afogamentos representam os menores casos.
Desses números, 42% chegam pela emergência pediátrica, 24% pelo serviço de otorrinolaringologia e 22% são fraturas. A pediatra da emergência infantil, Aiana Camila, alerta que no período de férias pode trazer riscos para a segurança de crianças e adolescentes.
“Caso a criança apresente algum sinal de alerta como: vômitos repetidos, desmaio, crises convulsivas, rebaixamento de consciência, você deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo”, orienta Aiana. No HUT, a emergência infantil possui 10 leitos de UTI e 34 leitos clínicos.