Você sabia as roupas podem ajudar profissionais de diversas áreas a transmitir autoconfiança e profissionalismo? É o que explica a consultora de imagem Karoline Nepomuceno. Karoline é graduada em Gestão de Marketing e ajuda as pessoas a comunicar sua personalidade e seus objetivos através da vestimenta. A consultora ressaltou que a consultoria de imagem é uma ferramenta de autoconhecimento.
“Não é sobre roupa, é muito sobre autoconhecimento. Por isso, a consultoria de imagem é uma ferramenta de comunicação. E para que consigamos ter essa comunicação de forma mais assertiva, é possível nos conhecermos. Na minha consultoria, no meu método, passa-se muito por um processo de desenvolvimento pessoal. Ou seja, o cliente olhar para si próprio, entender as suas escolhas, entender aquilo que realmente é bom, aquilo que realmente são as suas qualidades e valorizarmos isso”, explicou Karoline.
A consultoria de imagem pode ser um divisor de águas para quem quer se posicionar de forma mais assertiva, independente da área de atuação no trabalho. Karoline explicou ainda como é feita a segunda parte da consultoria.
Dentre os serviços realizados durante a consultoria de imagem está a colorimetria, cujo objetivo é descobrir quais cores combinam mais com o contraste da pele do cliente. Além disso, Karoline realiza uma espécie de detox no guarda-roupa do cliente caso algumas peças não transmitam mais a imagem que o cliente deseja passar.
Imagem é uma ferramenta de comunicação
“A importância da consultoria para os profissionais de diversas áreas, ela está relacionada com o fato de que, como eu já referi, que a imagem, ela é uma poderosa ferramenta de comunicação. Especialmente no ambiente profissional. Por quê? Porque a forma como nós apresentamos, ela afeta diretamente a forma como somos percebidos pelo outro”, afirmou Karoline.
Um estudo da Universidade de Chicago mostra que a primeira impressão é causada nos primeiros 7 segundos, por isso a importância de como se vestir e se portar não só no ambiente de trabalho, mas também na vida particular.
“É tudo muito rápido. Se nós tivermos bem apresentado, se nós soubermos a forma como nós queremos nos apresentar e ter uma comunicação estratégica e intencional, isso vai gerar com que o outro nos perceba da forma como nós queremos ser vistos. E isso para profissionais pode influenciar negociações, oportunidades e certamente o sucesso geral na carreira de um profissional”, finalizou a consultora.