A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) solicitou, nesta quinta-feira (15), abertura de inquérito policial junto à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Estado do Piauí para apurar o atropelamento de um cachorro por um caminhão de lixo. O caso foi registrado por câmeras de segurança, na rua Ferdinand Freitas, bairro Novo Horizonte, na zona sudeste de Teresina.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou um caminhão de lixo de Teresina passando por cima de um cachorro que estava deitado em um canto da rua. Nas imagens, o gari que estava fazendo a coleta, ao perceber o atropelamento, recolheu o animal e jogou na parte traseira do caminhão, onde fica a máquina compactadora de lixo.
A Secretaria informou que reportou o caso aos órgãos competentes para abertura de inquérito para apurar a existência da infração penal e, eventualmente sendo comprovada, pedir pela punição dos seus autores.
"A Semarh possui comprometimento público com as questões que trata da proteção animal e meio ambiente, principalmente diante de um caso como esse, de extrema gravidade", destacou.
Casos de maus tratos a animais no Piauí podem ser reportados por meio do Disk Denúncia da Semarh. Para registrar sua denúncia, entre em contato pelo telefone (86) 98112-9958, que atende também por meio do WhatsApp.