Portal O Dia

Só 13% do público-alvo se vacinou contra a gripe em Teresina; veja onde se vacinar

Teresina está na campanha nacional de vacinação contra a gripe e abriu todos os postos de vacinação da capital para atender ao público-alvo, mas mesmo com os alertas para os riscos de agravamento da doença em caso de não imunização, a procura pela vacina contra a gripe foi aquém do esperado para a capital. É que somente 13,85% da população alvo da campanha se vacinaram até o momento.

Em números absolutos, significa dizer que apenas 323.616 teresinenses que podiam se vacinar contra a gripe compareceram aos postos de vacina para receber o imunizante. Os grupos prioritários da campanha incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e puérperas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e das Forças Armadas.

Julia Prado/Ministério da Saúde
Só 13% do público-alvo de vacinou contra a gripe em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde fez um apelo para que os teresinenses que integram os grupos prioritários e que ainda não se vacinaram procurem os postos de saúde para receberem o imunizante contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o fim de maio em todo o Brasil e aqui na capital, a vacina está disponível para todos os grupos prioritários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dois postos drive-thru e outras salas de vacina por toda a cidade.

Os postos funcionam de segunda a sexta-feira. Nas UBS e salas de vacina, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os postos drive-thru do Terminal do Buenos Aires e Terminal Bela Vista funcionam das 9h às 17h. Já o posto do Teresina Shopping – Edifício Garagem G3 está aberto das 12h às 17h.

Tânia Rego/Agência Brasil
Só 13% do público-alvo de vacinou contra a gripe em Teresina

A coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde, Emanuelle Dias, faz um apelo para que todas as pessoas contempladas pela campanha garantam sua dose. “Pessoas pertencentes aos grupos prioritários são aquelas mais suscetíveis às complicações da gripe, como hospitalizações e até o óbito. Por isso, é muito importante estar protegido”, pontua.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.

___________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.