Portal O Dia

Teresina abre hoje (07) novo agendamento para vacinação contra dengue

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre nesta terça-feira (07), às 10h, novo agendamento para a vacinação contra a dengue em Teresina, no site https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/. O público alvo da vacinação é destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. A capital é um dos 30 municípios piauienses que recebeu doses do imunizante Qdenga

Arquivo O Dia
Vacina contra a Dengue

De acordo com os dados do Painel Temático da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a capital contabiliza 2.587 casos prováveis de Dengue em 2024 com uma taxa de incidência de 198,6 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Não foram registrados óbitos por Dengue em Teresina este ano.

 "A previsão é de serem destinadas 4.867 doses para Teresina, vamos abrir novas vagas à medida que recebermos mais doses", informou Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS. A FMS recebeu inicialmente 540 doses da vacina QDENGA e agora mais 1.080 doses. O esquema da vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses. "Se a pessoa teve dengue recentemente, é recomendado que ela aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal", esclarece Emanuelle Dias. 

O que é preciso para se vacinar contra a Dengue em Teresina?

Ao abrir o site Vacina Teresina, o usuário vai encontrar uma página com os campos "CPF e data de nascimento" para preencher. A partir daí é só seguir o passo a passo do agendamento. Os locais de vacinação são informados no momento do agendamento.

No Piauí, número de casos de Dengue em 2024 é quase o dobro do registrado em 2023

O número de casos de dengue no Piauí em 2024 é quase o dobro do registrado em 2023. É o que aponta o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ainda no final do mês de abril. Conforme os dados, os casos prováveis saltaram de 4.099, em 2023, para 7.815 este ano. A incidência de notificações também teve um crescimento de 90,7% se comparado ao mesmo período do ano passado. 

Além disso, o levantamento indica que o número de municípios com notificação da doença aumentou em 31%, chegando a 172 em 2024. Atualmente, 32 municípios enfrentam alta incidência de casos, sendo a região sul do estado a mais afetada. Bom Jesus lidera o número de casos prováveis, com 374 notificações. Os óbitos por dengue também cresceram em relação ao ano anterior, com seis mortes registradas em 2024, sendo quatro delas em Bom Jesus.

______________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.