Teresina apresentou uma redução de 50% no número de roubos de aparelhos celulares desde janeiro deste ano, apontam dados da Superintendência de Operações Integrada (SOI), Diretoria de Inteligência Estratégica (DINTE) e Gerência de Dados (GACE/GDC) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
O estudo é baseado na quantidade de registros de roubo feitos pelas delegacias. O ano começou com uma média 33,77 aparelhos roubados diariamente. Essa média seguiu crescendo e chegou a 38,31. No entanto, a curva apresentou queda significativa nos últimos meses e atualmente está em 19,70 celulares roubados por dia.
A redução, segundo o Superintendente de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zanatta, aconteceu a partir do momento que pessoas em posse de aparelhos roubados foram intimadas para devolverem em meio à Operação Interditados.
“Antes das intimações e operações nós tínhamos uma média de 38,31 celulares roubados por dia e após esse trabalho conseguimos reduzir para 19,70, ou seja, uma diminuição significativa, isso porque os consumidores finais estão deixando de comprar celulares com origem duvidosa”, comentou.
O delegado João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, os números são fundamentais para nortear as ações da SSP também em referência a roubos de veículos e mortes violentas na capital.
“Esse estudo foi realizado pela Gerência de Dados do DataSSP que tem o objetivo principal orientar o gestor na tomada de adesão. Através desses dados monitoramos e avaliamos o impacto das ações da segurança pública, não só nos roubos de celulares, mas nas Mortes Violentas Intencionais (MVI), roubo e furto de veículos”, disse.