Portal O Dia

Teresina e mais 16 capitais são atingidas por onda de calor nesta terça-feira (03)

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que Teresina e outras 16 capitais serão atingidas por uma onda de calor nesta terça-feira (03). A previsão é de que a maior parte do Brasil registre temperaturas máximas acima de 30º C durante o dia.

Segundo o Inmet, Teresina deve registrar uma média de 36º C nesta terça. Já o recorde de temperatura poderá ser registrado na capital do Mato Grosso, Cuiabá, com máxima de 42º no dia de hoje. As outras temperaturas acima de 30º, entre as capitais, estão em Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), Palmas (38º), São Luis (33º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º) Goiânia (36º), Brasília (31º), Belo Horizonte (34º), Rio de Janeiro (31º) e São Paulo (31º).

Assis Fernandes/O Dia
Teresina e mais 16 capitais são atingidas por onda de calor nesta terça-feira (03)

Quase toda a extensão do estado do Piauí, com exceção do litoral, também está em alerta para baixa umidade. Do Sul ao Norte do estado, a umidade relativa do ar será semelhante a do deserto, variando entre 20% e 12%. Nesses municípios, o Inmet alerta para risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Já em parte dos estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, o alerta de baixa umidade é vermelho, ou seja, abaixo de 12%, com risco alto de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e etc.

Para evitar maiores complicações, as indicações são:

- Beba bastante líquido.

- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.

- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.