O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que Teresina está em alerta amarelo, ou seja, de perigo potencial para chuvas intensas nesta terça-feira (12). O alerta foi dado ainda na segunda-feira (11) e vale até às 10h de hoje. A previsão é de que a precipitação pluviométrica seja entre 20mm e 50mm, com a possibilidade de ocorrência de ventos intensos, entre 40 e 60km.
Embora o risco seja de chuvas intensas, de acordo com o INMET o risco de situações como o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é considerado baixo pelo órgão. A previsão aponta ainda mais chuvas para os próximos dias. Dados do Boletim de Situação Meteorológica apontam que o fenômeno climático chamado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá voltar ao Piauí a partir da próxima quarta-feira (13).
O fenômeno é responsável pela formação de chuvas volumosas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. A previsão se estende até o dia 18 de março. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semarh), responsável pelo boletim, há uma tendência que a ZCIT volte a atuar com sua banda dupla e que tenhamos em altos níveis da atmosfera um padrão de ventos favorável às instabilidades.
Conforme o boletim, as zonas mais afetadas pela ZCIT são as regiões centro-norte e norte do Piauí. Há previsões de acumulados de chuva entre 50 mm a até 300 mm.
Ainda segundo o levantamento, haverá a tendência de temperaturas mais elevadas no Sul do Estado, especialmente com a divisa com a Bahia e Pernambuco. O fato será em razão da falta da elevada nebulosidade e aumento da radiação incidente na superfície. Entretanto, há possibilidade de um padrão mais ameno e chuvas isoladas em algumas regiões.
Orientações para antes, durante e depois do período chuvoso
Antes da chuva
- Recolha todo o lixo e leve-o para áreas não sujeitas à inundações;
- Nunca descarte o lixo na rua, bueiros, córregos e rios para não obstruir o escoamento da água;
- Limpe o telhado e as canaletas de água para evitar entupimento;
- Limpe bem as caixas de esgoto e de drenagem pluvial da sua residência.
Durante a chuva:
- Retire aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curtos-circuito ou até de um princípio de incêndio;
- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras, estacionamentos;
- Não fique no alto de morros, torres de linhas telefônica e energia elétrica;
- Não se abrigue ou estacione debaixo de árvores isoladas;
- Procure ficar em um lugar seguro e coberto;
- Na rua, os motoristas devem redobrar a atenção: os faróis devem ser ligados e a velocidade diminuída.
Após a chuva:
- Quando a chuva passar, é indicado realizar limpeza de utensílios, objetos e cômodos que tenham entrado em contato com a água. Assim, evita-se doenças;
- Evite passar por cima de áreas alagadas, buracos podem ter sido abertos durante a chuva.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros
A Defesa Civil reforça que, em casos de emergência, é importante informar imediatamente o ocorrido à Defesa Civil Municipal ou Estadual, além do Corpo de Bombeiros. Esses são os números dos órgãos:
-Defesa Civil Municipal - 199
-Corpo de Bombeiros - 193
-Defesa Civil Estadual - (86) 99495-9620.
________________________________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.