Portal O Dia

TRE-PI inicia lacre e auditoria das urnas que serão usadas em Teresina

O Tribunal Eleitoral do Piauí iniciou, nesta terça-feira (24), as cerimônias públicas de carga, lacre e auditoria das urnas eletrônicas de votação, urnas eletrônicas de contingência, urnas de lona que serão utilizadas pelas Zonas Eleitorais de Teresina, nas eleições municipais de 6 de outubro e 27 de outubro, se houver 2º turno. O processo está sendo feito no Fórum Eleitoral de Teresina, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco.

Em um primeiro momento, os procedimentos serão realizados nas urnas da 63ª Zona Eleitoral, responsável pelas seções da Zona Sudeste da Capital e grande Dirceu. Amanhã (25) será a vez das urnas eletrônicas da 98ª Zona Eleitoral que abrange as seções da Zona Leste; na quinta-feira (26) serão as urnas eletrônicas da 2ª Zona - responsável pela Zona Sul; na sexta-feira (27) as urnas da 1ª Zona Eleitoral que responde pelas urnas eletrônicas da Zona Norte; e na próxima segunda-feira (30) os trabalhos serão concluídos pela 97ª Zona Eleitoral que tem jurisdição eleitoral sobre as seções do Centro da Capital e de Nazária.

José Cruz/Agência Brasil
TRE-PI inicia lacre e auditoria das urnas que serão usadas em Teresina

Em cada etapa serão configuradas uma média de 350 urnas para cada uma das cinco Zonais Eleitorais da Capital, num total aproximado de 1.700 urnas eletrônicas, além de urnas de lona para eventual contingência, e mídias de resultado (pendrive) com os sistemas específicos para Recuperação de Dados (RED), Sistema de Apuração (SA), Ajuste Data e Hora, além de cartões de memória de carga e cartões de memória de contingência.

Auditoria

Ao final da etapa de carga e lacre das urnas eletrônicas de votação destinadas as seções eleitorais será sorteada ao menos uma urna de votação oficial para a auditoria com a verificação digital dos arquivos, conferência dos dados de todas as candidatas e todos os candidatos, incluindo fotografias, nomes, partidos, números, entre outros dados.

A seguir será forçada a votação na urna auditada, utilizando um aplicativo específico de auditoria, serão dados votos em candidatas/candidatos reais, além de votos nulos, votos brancos, votos na legenda e justificativa, de modo a comprovar a todas as pessoas presentes, a integralidade dos dados de cada candidata ou candidato, gravados nas urnas eletrônicas.

Os documentos relativos a todos esses procedimentos (extratos de carga das urnas, zerésima, boletim de urna, HASH, boletim de justificativa eleitoral, ata, dentre outros) são públicos e serão anexados a Ata da Audiência, podendo ser consultados por qualquer cidadã ou cidadão e ficarão à disposição no Fórum Eleitoral de Teresina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.