Ninguém quer que as compras de fim de ano terminem em transtornos e prejuízos. Neste período de novembro e dezembro, o movimento no Centro Comercial de Teresina tende a aumentar em razão de datas como a Black Friday e o Natal. O maior fluxo de pessoas, de produtos e de circulação de dinheiro faz com que aumente, também, os registros de furtos e roubos.
O policiamento no Centro foi reforçado para dar mais segurança a quem for fazer suas compras, mas cada um pode tomar pequenas atitudes para a própria proteção e garantir que um momento de lazer não se torne caso de polícia. A Polícia Militar dá algumas dicas de segurança para quem vai fazer compras no Centro. Confira abaixo:
Tenha cuidado com objetos pessoais: evite deixar à mostra objetos como carteiras e celulares, porque eles chamam a atenção dos lanceiros.
Leve o mínimo necessário: se você vai voltar para casa com mais sacolas, o ideal é levar o mínimo de coisas possíveis para as compras no Centro. Quanto menos objetos à mão, melhor, ainda mais se eles forem de valor.
Tenha cuidado com a bolsa, carteira e celular: mantenha sempre esses objetos sob suas vistas e ao alcance de um toque. O ideal é que mochilas fiquem viradas para frente e as bolsas laterais permaneçam sempre debaixo do braço, mais voltadas para a frente do corpo. Evite colocar objetos de valor nos bolsos traseiros e nos bolsos laterais da calça ou short.
Cuidado ao estacionar seu veículo: observe sempre as redondezas na hora de descer do carro e prefira locais mais movimentados e não tão afastados do Centro. Evite também deixar objetos de valor dentro do carro ou moto, principalmente se esses objetos ficarem à mostra em cima dos bancos.
Lembre-se: é ao verem uma oportunidade que os lanceiros se aproveitam para agir.
Polícia está reforçando policiamento
Durante os meses de novembro e dezembro, a Polícia Militar vai aumentar sua presença nas ruas do Centro para dar mais sensação de segurança a quem for às compras. Serão priorizados pontos estratégicos nas rondas e as viaturas se farão presentes nos locais onde há maior concentração de pessoas, produtos e valores.
Vale lembrar que vítimas de roubo ou furto devem registrar a ocorrência na delegacia da região ou procurar alguma guarnição da PM que esteja por perto para notificar o ocorrido.