Portal O Dia

Veja as pré-candidaturas à Prefeitura de Teresina que ainda faltam ser homologadas

O período das convenções partidárias começou no último sábado (20). E logo no primeiro dia cinco candidaturas já foram homologadas pelos seus respectivos partidos: Telsírio Alencar (Mobiliza); Sílvio Mendes (União Brasil); Dr. Pessoa (PRD); Tonny Kerley (Novo) e Fábio Novo (PT) receberam a chancela de seus respectivos partidos para colocarem seus nomes à disputa pelo Palácio da Cidade.

Mas outros pré-candidatos ainda deverão passar pelo processo de homologação por suas siglas até 5 de agosto, data limite para a realização das convenções partidárias. São eles: Santiago Belizário, do Unidade Popular; Geraldo Carvalho, do PSTU e Lourdes Melo, do PCO, que afirmou em março que pode ser candidata à Prefeitura mesmo após um pedido de suspensão do partido feito pelo Ministério Público Eleitoral. O órgão afirmou que o deixou de prestar contas relativas ao exercício financeiro de 2022

Sthefany Cavalcante / O DIA
Santiago Belizário, pré-candidato do Unidade Popular (UP).

Dos três nomes, apenas Lourdes Melo ainda não definiu uma data; Belizário e Geraldo Carvalho já definiram os dias e horários das convenções. Confira abaixo:

Santiago Belizário (UP)

DATA: 24 de julho (quarta-feira);

HORÁRIO: 18h;

LOCAL: Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal - R. Areolino de Abreu, 1673 - Centro (Sul);

Geraldo Carvalho (PSTU)

DATA: 30 de julho (terça-feira);

HORÁRIO: 18h30;

LOCAL: Plenarinho da Câmara de Teresina - Av. Mar. Castelo Branco, 625 - Cabral;

Lourdes Melo (PCO)

A definir

Arquivo/ODia
Lourdes Melo, do PCO

Os partidos e as federações têm até o dia 5 de agosto para decidir os nomes que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Só a partir do dia 16 de agosto é iniciará a propaganda eleitoral. A data é um marco para que todos os postulantes iniciem as campanhas de forma igualitária. Antes disso, qualquer publicidade ou manifestação de pedido de voto é irregular e passível de multa. Já o Horário eleitoral gratuito será de 30 de agosto a 3 de outubro. A propaganda gratuita no rádio e na TV é exibida nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno.

Confira um resumo dos candidatos à Prefeitura de Teresina já homologados:

Silvio Mendes (União Brasil)

O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, é o candidato que disputará a cadeira do Palácio da Cidade pelo União Brasil. Com chapa definida, seu pré-candidato a vice é o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos).

Fábio Novo (PT)

O deputado estadual, Fábio Novo, também entrou para a disputa pela Prefeitura de Teresina. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) também já tem seu pré-candidato a vice, trata-se do diretor do Hospital Universitário, Dr. Paulo Márcio (MDB).

Dr. Pessoa (PRD)

O atual prefeito de Teresina também lançou sua pré-candidatura em busca de sua reeleição na capital. Agora pelo PRD, Dr. Pessoa escolheu Ricardo Bandeira para o cargo de vice.

Tonny Kerley (Partido Novo)

Outro candidato a prefeito de Teresina é o professor e economista Tonny Kerley. Sem histórico na política, Kerley disputará a Prefeitura de Teresina pelo Partido Novo. Wanessa Viana é a sua candidata a vice-prefeita.

Telsírio Alencar (Mobiliza)

 Jornalista e advogado Telsírio Alencar (Mobiliza) é candidato a prefeito de Teresina. Além dele, a chapa majoritária é formada pela vice Juliana Macêdo, que é advogada e especialista em direito digital.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.