Do total de 29 vereadores da Câmara de Teresina, Fábio Novo deve ter apoio de 15 deles na campanha do próximo ano, segundo estimativa do vereador Venâncio Cardoso (PSDB). O parlamentar que articula filiação ao PT calcula que atualmente nove vereadores já declararam apoio à pré-candidatura de Novo.
Em entrevista ao programa O Dia News, da O Dia Tv, nesta terça-feira (5), Venâncio explicou que o desafio de Fábio era chegar na campanha com apoio de pelo menos 10 nomes de mandato, mas já avalia que a candidatura petista deve ter em setembro do próximo ano metade do Legislativo.
“Sempre disse que o grande desafio do Fábio Novo era chegar com pelo menos 1/3 desses vereadores, porque vamos ter a base do Fábio Novo, o candidato da prefeitura e a base do Dr. Sílvio Mendes. Hoje já somos nove veadores na linha de frente da campanha e a perspectiva é que o Fábio Novo vai ter de 14 a 15 vereadores”, disse.
Venâncio analisou ainda que a campanha eleitoral deve começar no próximo com Fábio Novo empatado com Sílvio Mendes nas intenções de voto. Para ele, a estratégia de Novo é parecida com a utilizada por Firmino Filho ao apostar em um grande número de candidatos a vereador.
Sobre sua filiação ao PT, ele declarou que tem mantido diálogo com os vereadores de mandato e com os líderes da sigla para conseguir se filiar. “Temos que continuar nesse diálogo para no momento da janela partidária ter o nome aceito. Acredito que ser aceito porque a atual estratégia política do PT me cabe. O partido tem três vereadores, mas tem a Poliana (Rocha) que é da federação. A expectativa é eleger sete na federação. Como são quatro e a ideia é fazer sete, acredito que me cabe", finalizou.