Portal O Dia

Vídeo de lanceiras no centro de Teresina foi gravado há cinco anos, diz delegado

Um vídeo que mostra a atuação de um grupo de “lanceiras” no centro de Teresina repercutiu nas redes sociais nesta segunda-feira (30) e ganhou centenas de compartilhamento devido a audácia das suspeitas. As imagens, porém, não são recentes.

Ao Portal O Dia, o delegado Sérgio Alencar, titular do 1º Distrito Policial, explicou que o vídeo foi gravado em 2018 e duas das “lanceiras” que aparecem nas imagens morreram recentemente vítimas de um acidente de trânsito. “Esse vídeo já tem cinco anos. Tem duas aí que já até morreram numa queda de moto”, disse o delgado. 

Os compartilhamentos iniciais das imagens relacionam a atuação desses grupos criminosos com a proximidade das festivamente de final de ano, quando a movimentação no centro da capital tende a aumentar.

COMBATE AOS LANCEIROS

Sérgio Alencar afirmou que a Polícia Civil tem um planejamento para combater a atuação dos lanceiros. Ele lembrou que no mês de setembro desde ano uma operação conseguiu prender oito pessoas suspeitas de roubos e furtos no centro comercial.

“O centro agora está tranquilo. Em setembro prendemos oito desses lanceiros de uma vez só em um inquérito. Sempre que chegam as ocorrências apuramos e pedimos as prisões”, comentou. Para as vítimas, o delegado deixa um alerta.

“Primeiro, tem que andar com cuidado no centro. Se for vítima procurar registrar a ocorrência para a gente investigar”, disse o delegado.