A preparação para celebrações de Corpus Christi mobilizam fiéis nesta quinta-feira (8), em Teresina. São cerca de 1,5 km de tapetes feitos por fiéis que viram a noite confeccionando cada uma das peças com os mais variados tipos de materiais, como serragem, sal, borra de café, areia e outros itens. A produção inicia na Catedral Metropolitana de Nossa Dores Senhora e segue até a Igreja São Benedito.
Hoje, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, preside uma Missa Solene no patamar da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, às 16h, e em seguida começa a tradicional Procissão Eucarística pelas ruas do Centro de Teresina até a Igreja São Benedito.
Semelhante ao ano de 2022, os tapetes de Corpus Christi estarão presentes em todo o percurso da procissão. A confecção para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada, segundo historiadores, em Portugal, e difundida no Brasil por seus colonizadores. Ela consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica.
Ainda segundo a Arquidiocese de Teresina, o sentido é honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual passará. Os tapetes estarão na Praça Saraiva, Rua Félix Pacheco, Rua Rui Barbosa, Avenida José dos Santos e Silva, Rua David Caldas e Avenida Antonino Freire. A preparação foi feita por grupos, movimentos e paróquias da Arquidiocese de Teresina iniciando na noite da quarta-feira (07), por volta 20h15.