Portal O Dia

Vídeos mostram série de acidentes em rua do Bela Vista; moradores pedem sinalização

Um cruzamento de ruas tem se tornado um local de perigo constante para motoristas, motociclistas e pedestres devido à ausência de sinalização vertical e horizontal no bairro Bela Vista I, zona Sul de Teresina. A interseção entre as ruas Magnólia Paranaguá Santana e Deputado Humberto Reis da Silveira tem sido palco de frequentes acidentes, levando moradores a denunciar a falta de medidas para garantir a segurança no local.

Cruzamento de ruas sem sinalização provoca acidentes em Teresina - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Cruzamento de ruas sem sinalização provoca acidentes em Teresina

Câmeras de segurança próximas ao local têm registrado frequentemente colisões e incidentes que têm deixado a população local alarmada. Entre os acidentes, um acabou deixando uma pessoa morta na última quarta-feira (02). Um motoqueiro sem identificação, de 42 anos, morreu após colidir com um carro forte. O homem, que trabalhava como coveiro, acabou colidindo contra o carro, que também não havia parado no cruzamento. O motoqueiro não resistiu ao acidente e morreu ainda no local. Confira o vídeo no final da matéria.

Motocicleta do coveiro foi guardada por moradores após o acidente fatal - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Motocicleta do coveiro foi guardada por moradores após o acidente fatal

Moradores denunciam

Ao O Dia, moradores relataram que perderam as contas da quantidade de acidentes que aconteceram no local. De março deste ano até agora, pelo menos quatro acidentes foram registrados pelas câmeras da servidora pública Márcia Rúbia (49). A moradora relatou preocupação com a crescente quantidade de acidentes e a falta de segurança no cruzamento.

Os órgãos competentes esqueceram que, após a revitalização do asfalto, o fluxo aumenta e constantemente tem acidentes. Eu e meus pais, que moramos na esquina, vemos isso toda hora e toda vez meus pais, que são idosos, se assustam e ficam nervosos com os barulhos de corridas de motos e dos acidentes em si

Márcia RúbiaServidora pública
Assis Fernandes/O DIA
Servidora pública Márcia Rúbia

Outra moradora, Everlange de Lucena, de 44 anos, que é cabeleireira, disse que foi vítima de acidente no cruzamento em 2020. A mulher explicou que transitava pela rua em uma motocicleta, quando foi surpreendida por um automóvel. Ela informou que acabou sendo lançada da moto e teve a clavícula quebrada com a colisão.

“Eu tive que ficar um período sem trabalhar, e como eu sou autônoma isso me prejudicou de exercer minha ocupação. Eu estou viva pela graça de Deus. A gente quer muito que a prefeitura olhe para nós, porque eles pensaram que asfaltar ia ser um benefício, mas foi o contrário”, disse Everlange de Lucena, pontuando que condutores passam pelo local em alta velocidade.

Assis Fernandes/O DIA
Cabeleireira Everlange de Lucena

Repercussão nas redes sociais

O jornalista Erick Alexandrino, filho de Márcia Rúbia, ressaltou ao O Dia que resolveu tornar público as imagens das câmeras de segurança nas rede sociais pela grande quantidade de acidentes que acontece no local.

“De vez em quando a noite tem alguns acidentes que a gente não pega, mas a gente perdeu a conta da quantidade de colisões que aconteceram aqui de março para cá”, destacou.

Diante do cenário perigoso e das crescentes preocupações dos moradores, a comunidade local faz um apelo às autoridades competentes para que tomem ações concretas para resolver o problema.

Veja o vídeo:

Outro lado

Questionada sobre as denúncias e reivindicações dos moradores, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), por meio do gestor Bruno Pessoa, argumentou que uma equipe técnica foi designada para visitar o local e realizar um levantamento detalhado da situação.

“Tomamos conhecimento hoje da falta de sinalização no bairro Bela Vista I. De imediato, determinamos que a equipe de sinalização fosse fazer visita no local, já para elaboração do projeto de sinalização e implantação o quanto antes dessa via”, explicou.

A Prefeitura de Teresina recomendou, ainda, que os condutores, na ausência de sinalização, sigam as normas de prevenção e conduta, onde os condutores que têm preferência e transitam pela direita, transitem com mais prudência para garantir mais segurança no trânsito.