Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FIFA deve estender lei do clube formador ao futsal; entenda

O mecanismo de solidariedade que já vigora no futebol chega às quadras. Os times terão uma porcentagem em cima de transferências internacionais.

17/06/2020 11:02

O mecanismo FIFA de solidariedade é bem conhecido e costuma contribuir com os cofres dos clubes de futebol e atualmente o futsal começa a sonhar com essa possibilidade. Isso porque a FIFA decidiu incluir a modalidade como clube formador e cada transferência internacional o clube formador do atleta tem direito a 5% dos valores das transações. Em cumprimento da lei federal nº 9.615, conhecida como Lei Pelé, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com o apoio das Federações Estaduais, emite o Certificado de Clube Formador (CCF), elaborado para proteger os clubes que investem, tempo e dinheiro, na formação dos atletas.

“Um exemplo, eu tenho um atleta aqui no JES de 10 anos de idade e eu federo ele com essa idade a nossa federação e por consequência ele é também é federado a confederação e a CBF, que é nosso órgão máximo que rege o futebol brasileiro. O atleta dos 10 aos 14 anos tem formação no futsal e depois migra para o futebol, faz a adaptação e digamos que aos 16 anos se profissionalize e é vendido, para quem vai esse valor da transação? Vai para o clube de primeiro registro que seria um clube de futsal”, explica Ed Costa membro da comissão técnica do JES futsal.

JES futsal (FOTO; Jailson Soares/JornalODIA)

A FIFA e a Comenbol devem se juntar para regulamentar a lei, que até antes da situação de pandemia que abala o país iria iniciar o registro de todos os atletas a partir do dia 1º e junho.  

O assunto também foi lembrado pelo técnico do time, Paulo Evaristo, através de redes sociais e em sua fala trouxe uma esperança de que caso isso se concretiza a modalidade vai ganhar um grande reforço nas finanças. “Espero de verdade que essa lei entrando em vigor abra os olhos daqueles que podem investir no futsal piauiense e assim começa a melhorar o cenário por aqui”. O JES atualmente é principal representante do estado nas quadras. É atual bicampeão Piauiense e conquistou no final de 2019 o vice-campeonato na Copa Nordeste, disputada em Teresina.

Na última semana, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) liberou calendário para o segundo semestre de 2020 prevendo uma serie de competições, apesar da paralisação momentânea no esporte por conta da pandemia do coronavirus e a Taça Brasil adulto está prevista para acontecer em Teresina, entre os dias 4 e 10, no mês de outubro e o JES será o representante do estado.  

Por: Pâmella Maranhão - Jornal ODia
Mais sobre: