O dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, naturalmente, um momento de concentração e nervosismo. Mas para o piauiense Tácio Vinícius, de 23 anos, a tensão tem um motivo extra: o estudante, que quer cursar jornalismo, é um torcedor apaixonado do Flamengo e fez questão de comparecer à prova com a camisa rubro-negra, ou como ele mesmo chama, o “manto sagrado”.
Mesmo com a final da Copa do Brasil acontecendo no mesmo dia, Tácio garante que o foco é total no Enem. “A prioridade é a prova”, disse ele. “Se terminar e der tempo de ver um pouquinho do jogo, dá certo”, brinca.
Segundo o estudante, a preparação para o Enem foi intensa. “Um ano de muito estudo. Meu coração tá tranquilo e tenho fé que a aprovação vem”, destaca.
Neste domingo (10), acontece o segundo dia de provas do Enem 2024, os estudantes enfrentaram questões de Matemática e Ciências da Natureza, concluindo o exame com foco nas áreas de exatas. No Piauí, mais de 80 mil candidatos realizam as provas em 35 municípios.
“Nossos estudantes piauienses estão preparados para fazer uma excelente prova e serem aprovados", afirma Washington Bandeira, secretário de Educação do Piauí.