Em 2025, todos os professores e servidores das escolas públicas estaduais do Piauí que atingirem sua meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) receberão um 14º Salário pelo desempenho. O anúncio foi feito nesta tarde (27) pelo governador Rafael Fonteles durante a solenidade de premiação dos estudantes das 50 escolas que tiveram o melhor desempenho no Ideb de 2024.
Os alunos das escolas que atingirem sua meta no Ideb também serão premiados, no final do ano, com o valor de um salário mínimo. A medida é uma forma de incentivar profissionais e estudantes do ensino público piauiense e, consequentemente, elevar o nível da formação básica no Estado. Rafael disse que se trata de uma celebração e agradecimento à competência da Educação do Piauí.

“No próximo ano, todas as escolas, das 512 do Ensino Médio que obtiverem a sua meta de desempenho no Ideb terá seus profissionais premiados com este 14º Salário e seus alunos reconhecidos com uma premiação de um salário mínimo. Todo o investimento que temos feito em educação é para gerar oportunidades na vida destes jovens e suas famílias e a principal delas é o ingresso no Ensino Superior para chegar ao mercado de trabalho mais qualificado”, explica o governador.

Hoje (27), foram premiados os estudantes que tiveram maior êxito na prova do Enem 2024 no Piauí e que fazem parte da educação pública estadual. Eles receberam o valor de R$ 1.518 pelo desempenho no exame. Além dos alunos das 50 escolas melhores posicionadas, foram premiados também os alunos das 50 melhores escolas na prova do Saeb do ano passado.