Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Educação

UFPI abre mais de 700 vagas para cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever

As vagas são destinadas para ingresso no ano de 2025, sendo elas para as cidades de Floriano, Bom Jesus e a capital, Teresina.

20/11/2024 às 10h55

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com inscrições abertas para o processo seletivo cujo objetivo é o preenchimento de 705 vagas nos Colégios Técnicos da instituição espalhadas pelo território piauiense. Segundo as informações, as inscrições seguem abertas até às 23h59 do dia 13 de dezembro.

As vagas são destinadas para ingresso no ano de 2025, sendo elas para as cidades de Floriano, Bom Jesus e a capital, Teresina. A solicitação de inscrição é realizada exclusivamente via internet no site ufpi.br/copese. As provas, por sua vez, serão realizadas no dia 19 de janeiro, com resultado programado para ser divulgado oficialmente até 30 de janeiro.

UFPI abre mais de 700 vagas para cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever - (Divulgação/UFPI) Divulgação/UFPI
UFPI abre mais de 700 vagas para cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever

Com relação ao processo de vínculo institucional à instituição, a UFPI informou que o candidato deverá se programar para o período de 3 a 7 de fevereiro de 2025, data estipulada para realização do procedimento de matrícula institucional nas respectivas secretarias dos Colégios Técnicos em que os discentes foram selecionadas.

Os interessados em participar do processo seletivo serão submetidos a aplicação de provas, como forma de ingresso nos Colégios Técnicos. O certame consiste em um exame, das disciplinas de português e matemática, com resolução de 40 questões objetivas de múltipla escolha.

Modalidades de ingresso

Segundo as informações, há duas modalidades de ingresso para os interessados em pleitear uma das vagas nos cursos técnicos, sendo elas: concomitante, para candidatos que desejam estudar o ensino médio e também um curso técnico; e a modalidade subsequente, para aqueles que já concluíram o ensino médio e pretendem fazer apenas curso técnico, que possui duração de dois anos.

Em todos os Colégios, 20% das vagas são destinadas à ampla concorrência e 80%, às cotas, reservadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas (para candidatos inscritos nos cursos técnicos concomitantes com o ensino médio) e aos estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública (para candidatos inscritos nos cursos técnicos subsequentes).

Vagas

Serão ofertadas no Colégio Técnico de Teresina (CTT) 280 vagas distribuídas entre os cursos técnicos em Agropecuária (concomitante com o ensino médio / subsequente), Informática (concomitante com o ensino médio / subsequente) e Agente Comunitário de Saúde (subsequente).

No Colégio Técnico de Floriano (CTF), serão ofertadas 185 vagas distribuídas entre os cursos técnicos em Agropecuária (subsequente), Informática (concomitante com o ensino médio / subsequente) e Enfermagem (subsequente).

Já no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) irá ofertar 240 vagas distribuídas entre os cursos técnicos em Agropecuária (concomitante com o ensino médio / subsequente), Informática (concomitante com o ensino médio / subsequente) e Agente Comunitário de Saúde (subsequente).