Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Abertura de empresas no Piauí cresce 73% desde janeiro

entre os setores, o comércio demostrou o melhor desempenho

03/05/2021 17:55

A abertura de novas empresas no Piauí no primeiro quadrimestre de 2021 apresentou crescimento superior a 70%. Os dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) mostram que de janeiro a abril foram abertas 2.624 empresas no estado mesmo diante da segunda onda do novo coronavírus. 


Leia também: Câmara Municipal instala CPI do Transporte Coletivo em Teresina 


Os dados foram comparados com o mesmo período do ano passado, quando o Piauí registrou 1.511 novos registros, o que representa um crescimento de 73,66%. Naquele ano, o estado teve uma queda de 23,10%, em relação ao primeiro quadrimestre de 2019.

Dentre os setores, o comércio demostrou o melhor desempenho. Foram ao todo 1.197 empresas formalizadas. Logo depois aparecerem os setores de saúde humana e serviços sociais (230); atividades profissionais, científicas e técnicas (228); construção (179) e atividades administrativas e serviços complementares (143). 

A capital Teresina foi responsável pela grande maioria das formalizações, com 1.072 empresas. Depois vem Picos (126), Parnaíba (118), Floriano (90) e São Raimundo Nonato (66).

Por outro lado, o Piauí teve o fechamento de 1.101 empresas de janeiro a abril. Contudo, o acumulado é positivo de 1.523 empreendimentos.

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, os números positivos são consequência das necessidade impostas pela pandemia da Covid-19 e ainda pelas facilidade proporcionadas pelo Piauí Digital no momento da abertura de empresas. 

“O empreendedorismo por necessidade sempre existiu no Brasil e a pandemia do coronavírus forçou mais gente a empreender, assim como também trouxe novas oportunidades e modelos de negócios baseados na economia digital. Hoje é muito fácil formalizar um negócio no estado. Para abrir uma empresa, basta o empreendedor acessar o site Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br) e solicitar do registro do CNPJ ao licenciamento da empresa, tudo online, de forma fácil e célere, 24h por dia, 7 dias por semana”, explica Alzenir Porto.

Mais sobre: