Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Magalhães

por João Magalhães

Análise: Entrada de Jeová Alencar em pré-campanha impacta Dr. Pessoa e favorece Silvio Mendes

O atual chefe do Executivo de Teresina tinha em Jeová o vice dos sonhos e contava com a articulação de Alencar para crescer nesta reta final de mandato.

23/01/2024 às 19h54

23/01/2024 às 19h54

A entrada oficial de Jeová Alencar como pré-candidato a prefeito de Teresina ajuda a deixar mais claro o cenário de pré-campanha na Capital. Entre as consequências mais diretas estão o confronto dele com seu ex-chefe, o atual prefeito, Dr. Pessoa. O atual chefe do Executivo de Teresina tinha em Jeová o vice dos sonhos e contava com a articulação de Alencar para crescer nesta reta final de mandato.

Além disso, ambos possuem uma ligação política estreita com a zona sul de Teresina e devem transformar a região num palco de votos bastante disputado.

Dr. Pessoa (à esquerda) e Jeová Alencar - (Tarcio Cruz / O DIA) Tarcio Cruz / O DIA
Dr. Pessoa (à esquerda) e Jeová Alencar

Mesmo que lutando para ser uma espécie de terceira via, Jeová demonstra ter força política suficiente para se inserir no contexto hoje ocupado entre Silvio, Fábio e Dr. Pessoa. Na prática, pode ajudar na realização de um segundo turno. Seu alinhamento natural a Silvio Mendes, o que é bastante claro pelas movimentações políticas dos últimos meses, também ajuda bastante na estratégia do grupo formado por União Brasil e Progressistas.

Cogitado anteriormente como provável vice de Silvio Mendes, uma candidatura de prefeito de Jeová retira do cenário qualquer vinculação entre o ex-prefeito e a atual gestão. Petistas ensaiavam vincular um dialogo entre Dr. Pessoa e Silvio Mendes por meio de Jeová. Agora a estratégia terá de ser reformulada.

Nos bastidores, Silvio e Jeová  - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Nos bastidores, Silvio e Jeová

Já em relação a Fabio Novo, a entrada de Jeová pouco impacta. Ambos já não possuem linhas de convergência política. O caminho deles pouco se cruza – embora Jeová possa fazer uma campanha como linha auxiliar de Silvio Mendes. Neste caso, uma saída para o PT poderá ser utilizar contra Jeová a mesma artilharia que pode ser usada contra o nome oficial do Palácio da Cidade, já que o agora ex-superintendente sempre esteve ligado a atual gestão.