Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Magalhães

por João Magalhães

Dr. Pessoa, Silvio Mendes e Fábio Novo; veja as estratégias de cada um para conquistar o eleitorado teresinense

Estes três nomes têm, de fato, estruturas políticas para disputarem a Prefeitura de Teresina com candidaturas competitivas.

04/01/2024 às 19h30

O ano eleitoral chegou e até que se prove o contrário, Silvio Mendes, Fábio Novo e Dr. Pessoa têm todas as condições de serem competitivos na disputa pelo comando do Palácio da Cidade.

Estes três nomes têm, de fato, estruturas políticas para disputarem a Prefeitura de Teresina com reais chances de vitória. Quando falamos aqui de estruturas políticas, leia-se, recursos financeiros para bancar uma campanha, apoio de centenas de lideranças, partidos, discurso elaborado e condições de executar estratégias de marketing eleitoral, dentre outras ações necessárias para “conquistar o eleitorado”.

São três nomes, cada um com perfis diferentes e que ocupam lugares diferentes neste jogo.

Silvio Mendes – Aposta que o povo tem saudade dele

Há muitos dias o pré-candidato do União Brasil não concede entrevistas demoradas. Foi em uma destas conversas que ele criou problemas com o PSDB de Luciano Nunes e em 2022 virou alvo de campanhas que abordam pautas identitárias. Como já é conhecido pelo eleitorado, Silvio não se preocupa em se apresentar ao eleitor no momento. Nas redes sociais, Sílvio Mendes praticamente não fala, ele deixa que as pessoas com quem conversa digam que sentem saudade do tempo em que ele era prefeito. O ex-gestor evidencia que deixou a Prefeitura com a popularidade em alta e que em seu tempo, os serviços de saúde e educação eram bem avaliados – mas tudo com palavras do povo.

Sílvio nas ruas ouvindo eleitores - (Rede Social) Rede Social
Sílvio nas ruas ouvindo eleitores

Fábio Novo – Aposta que fará em Teresina o que politicamente, o PT fez no Piauí

O pré-candidato do PT demonstra vigor para fazer campanha. As agendas com lideranças comunitárias, dirigentes políticos e segmentos da sociedade têm se intensificado. Bom de discurso, Fábio Novo quer se mostrar eficiente quando elabora um discurso propositivo e aposta que caso seja prefeito, terá parcerias administrativas com os governos estadual e federal que seus adversários não possuem condições técnicas e políticas de realizarem. O petista também faz questão de ressaltar a aprovação do governador Rafael Fonteles em Teresina, mostrando que a versão de que Teresina rejeita o PT não se sustenta.

Petista aposta na imagem de gestor eficiente - (Redes Sociais) Redes Sociais
Petista aposta na imagem de gestor eficiente

Dr. Pessoa – Aposta na força da máquina e sua defesa é o ataque

O atual prefeito de Teresina tenta colocar em prática uma agenda de visita a obras realizadas pela Prefeitura. Nesta quinta-feira (04), visitou a construção da galeria da zona leste, o mercado público da Vermelha e pretende entregar obras à população em meio a inaugurações festivas. O grupo político que articula a pré-campanha de Dr. Pessoa acredita que a força da máquina pública garante a ele condições de competitividade por meio de um grupo político com centenas de líderes, e a entrega de benefícios à população no ano eleitoral. Além disso, o gestor tem respondido as críticas à sua gestão com ataques aos adversários, mostrando que tem força no debate político e consegue influenciar a agenda de discussões no cenário eleitoral.

Gestor visita mercado da Vermelha em agenda político-administrativa - (Redes Sociais) Redes Sociais
Gestor visita mercado da Vermelha em agenda político-administrativa

A decisão final sobre o processo eleitoral sempre caberá à sua excelência, o eleitor.

Obs.: texto editado pelo colunista às 20h10.