Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mauro Veras

por Mauro Veras

Miss Nepal marca nova era no Miss Universo

A primeira candidata plus-size a participar do concurso

20/11/2023 às 17h37

A representante do Nepal no Miss Universo 2023, Jane Dipika Garret, marcou uma nova era no concurso; foi a primeira candidata plus-size a participar do evento. O que mostra que o MU abre um leque para a diversidade e não se prende mais a regras e padrões de beleza de anos atrás. Agora o concurso não tem limite de idade, e podem participar mulheres trans (este ano participaram duas, Portugal e Holanda), mulheres casadas e com filhos (foi o caso da Miss Colômbia)...

Miss Nepal no Miss Universo 2023 - (Divilgação MU) Divilgação MU
Miss Nepal no Miss Universo 2023

Causando muita polêmica e sendo muito procurada para entrevistas, Garret esclareceu: "Não estou promovendo a obesidade ou estilos de vida que não sejam saudáveis, estou promovendo o corpo de uma mulher normal".

Na cidade em que mora, Katmandu (capital do Nepal), Jane Garret trabalha como enfermeira e é favorável ao movimento de positividade corporal (body positive), e fala abertamente sobre o fato de ter Síndrome do Ovário Policístico... A nepalesa ficou no Top 20 do Miss Universo (classificada entre as vinte) causando o maior rebu nos bastidores do concurso.

O fato de ela ter sido aceita e classificada entre as vinte, é prova de que o concurso Miss Universo daqui para a frente não será, nem de longe, o mesmo. E que está, definitivamente, acompanhando ao atual momento da sociedade, rompendo com as tradições!

Miss Brasil 2023, Maria Brechane - (Divulgação MU) Divulgação MU
Miss Brasil 2023, Maria Brechane

A gaúcha Maria Brechane, que representou o Brasil, não se classificou entre as 20 no Miss Universo 2023, e foi uma das que ficou revoltada pela classificação de Miss Portugal (que é trans) e Miss Nepal (plus-size). A coordenação do Brasil fez protesto junto à direção do Miss Universo. Uma vitória da representante brasileira foi ver seu projeto social classificado entre os vinte vídeos selecionados do concruso. Mas, é voz geral, que nossa brasileira fez bonito no MU 2023 e, mesmo tendo a vaga tomada por um aplus size, não deixa de ser linda e nos representou de maneira encantadora... Aplausos para ela!

Miss Universo 2023 - (Divulgação MU) Divulgação MU
Miss Universo 2023
Miss Nicarágua em traje típico - (Divulgação MU) Divulgação MU
Miss Nicarágua em traje típico
Miss Nicarágua momento de apresentação - (Divulgação MU) Divulgação MU
Miss Nicarágua momento de apresentação

Sheynnis Palacios, de 23 anos, representante da Nicarágua, é a Miss Universo 2023. Eleita no sábado, 18 de novembro, na Arena José Adolfo Piñeda, na cidade de San Salvador, capital de El Salvador, na América Central... Foi a primeira vez que a Nicarágua conquistou a coroa de Miss Universo. Ela é formada em Comunicação pela Universidade Centroamérica. Detalhe: Sheynnis teve Covid-19 no ano passado (2022)... A 73ª edição do Miss Universo, próximo ano, acontecerá na Cidade do México... Revoltados com a diversidade que agora toma conta do concurso, incluindo mulheres trans, plus-size, e mulheres casadas com filhos, muitos países ameaçam não participar da próxima edição... E outra, o MU não anda bem das pernas financeiramente. Este ano, nenhuma emissora de televisão transmitiu o concurso que ficou restrito ao canal do Miss Universe no youtube que cobrava 5 dólares pelo acesso.

Aroldo Francisco e filhas - (Jéssica Braga) Jéssica Braga
Aroldo Francisco e filhas

Reconhecido como um paizão exemplar, amoroso e atencioso, Aroldo Francisco levou as filhas Maria Flor e Maria Cristina para assistirem ao show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro... Após o show, que foi uma maravilha, e juntamente com a esposa Jéssica, fizeram vários e belos passeios pela cidade maravilhosa em ritmo de família feliz... Viver é participar das coisas...!

Maria Hilda Monteiro - (Mauro Veras) Mauro Veras
Maria Hilda Monteiro

Maria Hilda Monteiro, considerada a locomotiva da sociedade teresinense, ultimando detalhes para a chique festa de seu aniversário próximo dia 06 de dezembro, na sua bela residência... Segundo ela, será uma noite para abraçar, beijar, pular, brincar, sorrir, dançar, etc... tudo em nome da alegria, pois a vida é um sopro!... Estarei lá e publicarei muitas fotos aqui nesta coluna... Na foto, Maria Hilda está em TBT numa grande festa realizada no saudoso Espaço de Eventos Coco Bambu, em Teresina PI.... Alegria e badalação é com ela mesmo... Aplausos!

Reunião Lótus Clube

Amélia Tereza Fonseca, Carmem Zélia Torres e Valderez Lima, são as anfitriãs da reunião festiva do filantrópico Lótus Clube de Teresina que acontece hoje, em ritmo de almoço, em restaurante da zona leste de Teresina... A reunião promete ser das melhores... Depois eu conto!

E continua a viagem...

Em conversa por vídeochamada, pelo celular, o ex-presidene Jair Bolsonaro conversou com o presidente eleito da Argentina, Javier Milai, e foi, por este, convidado para a posse dele, Milai, dia 10 de dezembro, em Buenos Aires... "Para mim, será uma grande satisfação tê-lo aqui, saiba disso", disse o novo presidente argentino para Bolsonaro... Pelo fato de Milai ser direitista, o presidente Lula não deverá comparecer à posse, dando prosseguimento a essa guerrinha... E através desta via de direita/equerda, vamos prosseguindo nossa viagem com pouca gasolina, com muita fome, com muito desemprego... Cabendo à imprensa mudar os rumos das placas da estrada dessa viagem...!!!

Contador Raulino Filho - (Mauro Veras) Mauro Veras
Contador Raulino Filho

Na qualidade de presidene do SESCON Piauí, Raulino Filho esteve em Fortaleza (CE) participando da vigésima CONESCAP - Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, realizada de 15 a 17 deste novembro. Raulino esteve lá também como CEO da Organização Contábil Raulino Filho, empresa que mantém há 37 anos e que é uma das principais empresas contábeis do Norte/Nordeste do Brasil. Ele participa do evento desde a sua primeira edição. Inegavelmente, Raulino Filho é um dos principais nomes da Contabilidade não só do Piauí, mas também do Brasil inteiro onde sua alta competência na área contábil é reconhecida por todos!

Barbosa Silva - (Amália Chaves) Amália Chaves
Barbosa Silva

Barbosa Silva, CEO da Cara Metade Models (uma das agências de modelos mais requisitadas de Teresina), vai aniversariar dia primeiro de dezembro e está convidando os amigos da sua lista afetiva para badalada comemoração no condomínio onde mora e do qual é síndico (muito querido e respeitado, por sinal)...!... Abrindo o mês de dezembro com chave de ouro e iniciando novo ciclo de vida... Viva...!

Aniversário Mirna Ribeiro - (Mauro Veras) Mauro Veras
Aniversário Mirna Ribeiro

Aniversariando neste 20 de novembro, a ampresária MIRNA DA SILVEIRA RIBEIRO que hoje em dia cuida dos negócios da sua fazenda. O queijo de búfala que ela fabrica é o melhor da região... Na foto ela está com Joice Viana Nunes em noite de Granf Clube do qual ela é sócia merecedora de muitos aplausos, já que o Granf é um clube filantrópico e ela, Mirna, é uma das sócias muito ativas nas ações sociais em prol dos menos favorecidos... Saúde e uma vida de muitas alegrias para ela...!!!

Em prol do artesanato piauiense!

16º Salão do Artesanato - (Divulgação) Divulgação
16º Salão do Artesanato

No final de semana, o senador Marcelo Castro visitou o estande do Piauó no 16º Salão Nacionaldo Artesanato, em Brasília... Ele, senador, que é um grande incentivador do artesanato piauiense... Foi recebido pela presidente da CAMED, Santana Oliveira, e demais artesãos presentes no estande... Outras autoridades que também visitaram o estande do Piauí foram: Margarete Coelho (diretora financeira do Sebrae nacional), e o Ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e sua esposa, Lúcia, que foram presenteados com uma linda peça do artesanato piauiense (arte santeira)... O estande do Piauí, um dos mais bonitos e visitados do Salão que se encerrou neste domingo (19) e aconteceu na área exter do Pátio Brasil Shopping, na capital federal.