Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mauro Veras

por Mauro Veras

Sérgio Lebre toma posse em Brasília

Arquiteto piauiense será empossado nesta sexta-feira no Conselho Federal de Arquitetura em Brasília!

14/12/2023 às 16h14

Arquiteto piauiense toma posse no Conselho Federal de Arquitetura em Brasília

Arquiteto Sérgio Lebre - (Divulgação) Divulgação
Arquiteto Sérgio Lebre

O arquiteto piauiense, Sérgio Lebre, toma posse nesta sexta-feira, 15 de dezembro de 2023, no Conselho Federal de Arquitetura, em Brasília. Sua eleição deveu-se ao bom trabalho que fez como Conselheiro Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Piauí, e como vice-presidente do órgão. Professor e proprietário de escritório de arquitetura, Sérgio segue agora para trabalhar pela classe a nível federal. A solenidade acontece na capital federal por conta do DIA DO ARQUITETO nesta sexta-feira, 15 de dezembro.

Eleição no Conselho de Arquitetura e Urbanismo - (Divulgação) Divulgação
Eleição no Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Na sua eleiçãopara o Conselho Federal de Arquitetura, Sérgio Lebre teve a presença dos seus pais, Aldora e Zezinho Ferreira, da esposa Jaiana, e dos filhos Henrique Vicente e Lavínia. Momento de conquista e felicidade familiar!

Eleição no Conselho de Arquitetura e Urbanismo - (Divulgação) Divulgação
Eleição no Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Sérgio Lebre recebendo placa de homenagem das mãos do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Wellington Camarço, que despediu-se do cargo ao empossar a nova diretoria do órgão que assumiu para o biênio 2024-2026... Na oportunidade, a conselheira Laline Mendes foi anunciada como presidente interina e exercerá o cargo de 1º de janeiro de 2024 até a realização da primeira Sessão Plenária Ordinária onde, aí sim, será eleito o novo, ou a nova, presidente do órgão... Wellington Camarço esteve por seis anos à frente da presidência do CAU. Deixa o cargo aplaudido pelos seus pares!

Ensino superior - (Divulgação) Divulgação
Ensino superior

Ao tempo em que anuncia que estão abertas as inscrições para o vestibular da Faculdade Cesvale, professor José Aírton Veras faz sinal de positivo... O sinal demonstra sua alegria e manfiesto de realização porque, este ano, a Faculdade Cesvale, foi avaliada pelo MEC como a melhor faculdade particular no estado doPiauí. A faculdade foi a única a obter a nota 4 (que vai de 1 a 5) no curso de Direito, na avaliação do Ministério da Cultura... A faculdade também obteve nota 4 no curso de Ciências Contábeis, curso que, aliás, a instituição foi pioneira no nosso estado, em termos de faculdades particulares.

Ensino Superior - (Divulgação) Divulgação
Ensino Superior

Professora Araceli Maria Alves Silva representou a Faculdade Cesvale na décima Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PB),organizada pelo SOCIATOS (Sociabilidades e Conflitos Contemporâneos) - grupo de pesquisa do qual ela faz parte. No evento, professora Araceli proferiu a palestra: "Literatura, Inaginário e Questões Sociais", pela qual, foi muito aplaudida e elogiada!

Segundo aeroporto bi-nacional do mundo - (Divulgação) Divulgação
Segundo aeroporto bi-nacional do mundo

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve na inauguração do aeroporto de Rivera (Uruguai) que é o segundo aeroporto bi-nacional do mundo... O aeroporto foi construído com recurso de Brasil e Uruguai... Na verdade, trata-se do antigo aeroporto de Rivera que foi totalmente reformado e internacionalizado... Rivera é uma cidade uruguaia que faz fronteira com Santana do Livramento (no Brasil). As duas cidades são ligadas (e separadas) apenas por uma avenida, sendo pregadas uma na outra... Num breve muito próximo, você poderá ir de Teresina diretamente para Rivera, e aí aproveitar para fazer compras nos FREE SHOP da cidade (onde se compra produtos importados a preços abaixo do mercado, pois as lojas são insentas de impostos e assim os preços são bem mais em conta)... Apenas obervar que a cota para compras sem pagar imposto é de 500 dólares. A AZUL é a primeira empresa aérea a anunciar que fará voos para Rivera saindo de Porto Alegre (RS)...

Azul anuncia voos para Rivera

Aeroporto binacional de Rivera - (Divulgação) Divulgação
Aeroporto binacional de Rivera

Após a reinauguração do aeroporto de Rivera (Uruguai) na segunda-feira, dia 11 de dezembro 2023, a empresa aérea AZUL anuncia que irá operar na rota, fazendo o voo Rivera/Porto Alegre (RS)/Rivera... O aeroporto, que intitula-se "Aeroporto Internacional Presidene General òcar Gestido", foi totalmente reformado com recursos de Brasil e Uruguai, e é agora o segundo aeroporto binacional do mundo, sendo o primeiro na América Latina nessa condição... A reuninauguração contou com a presença do presidente uruguaio, Lacalle Pou, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de outras autoridades de ambos os países... "Agora, se o passageiro quiser, não será mais preciso pegar o ônibus da OURO E PRATA, na rodoviária de Porto Alegre, e enfrentar sete horas de estrada, de Porto Alegre até Santana do Livramento (que fica do lado de Rivera, colada uma na outra, separadas apenas por uma avenida que, na realidade, as liga)... Agora você pode ir de avião, de Teresina, por exemplo, direto para Rivera" (grifo meu)... A operação da AZUL, no trecho, deverá se iniciar dentro de 90 dias. Como o aeroporto é binacional, as taxas cobradas serão taxas de voos domésticos que são mais baratas que as dos voos internacionais, afirmou César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

Decoração Teresina Shopping - (Divulgação) Divulgação
Decoração Teresina Shopping

Decoração natalina do Teresina Shopping está atraindo gente de todas as idades. Aqui, o trono de Papai Noel que está no piso superior do melhor shopping da cidade.

Nova médica - (Roberta Rocha) Roberta Rocha
Nova médica

Maria Clara Rocha de Oliveira Paes Landim é a nova médica do Piauí. Ela recebeu sua carteira de médica na semana passada durante solenidade no Conselho Regional de Medicina - CRM-PI. Sucesso!

Aniversário Geraldim Oliveira - (Roberta Rocha) Roberta Rocha
Aniversário Geraldim Oliveira

Empresário Geraldo Oliveira, CEO da PAX União, aniversariou e comemorou a data cercado de familiares e amigos próximos na última sexta-feira, dia 8 de dezembro 2023, em sua residência, em Timon (MA). A filha, e vice-presidente, Fabiana Oliveira, organizou uma noite cheia de homenagens e emoções com uma linda festa. Parabéns e aplausos!

Sudeste Asiático - Tailândia e Cingapura

Jales Turismo, de Umbelina Carvalho, está com pacote para uma maravilhosa excursão pelo sudeste asiático conhecendo cidades da Tailândia e Cingapura... Com saída dia 23 de março de 2024 e retorno dia 09 de abril, sendo 18 dias passando por Bankok (capital tailandesa), Chiang Rai, Chiang Mai (capital cultural do norte da Tailândia), Ilha de Punket, Cidade Jardim (na Cingapura), e Dubai (para tornar a viagem mais relaxante). Investimento de 9.483 dólares + 1.570 reais do trecho Teresina/São Paulo/Teresina. Contato: (86) 3221.9586

Miss Universo - (Divulgação) Divulgação
Miss Universo

A gaúcha Andreia Ribeiro Reis editou o livro de fotografias de Ieda Maria Vargas (Miss Universo 1963), o que ela chamou de fotolivro. Ao enviar o livro para Ieda, a autora escreveu: "Querida Ieda. Sua linda trajetória no Miss Universo está eternizada em belíssimas fotografias. Foi com muito carinho que selecionei algumas imagens e editei este Fotolivro. Com todo carinho e admiração"