Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mundo

Eleições EUA: saiba quando encerra a apuração de votos

Nas eleições dos Estados Unidos, o processo de apuração de votos é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

05/11/2024 às 16h42

Nas eleições dos Estados Unidos, o processo de apuração de votos é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Enquanto aqui os resultados são divulgados algumas horas após o fechamento das urnas, nos EUA a contagem pode levar dias. Isso acontece porque a eleição americana é, na verdade, um conjunto de eleições estaduais, onde os eleitores têm opções para votar no dia da eleição, antecipadamente em zonas eleitorais ou por correio.

Kamala e Trump disputam a presidência dos Estados Unidos - (Reprodução) Reprodução
Kamala e Trump disputam a presidência dos Estados Unidos

Na corrida pela Casa Branca nesta terça-feira (5), os favoritos são a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, mas outros candidatos também buscam conquistar o eleitor americano.

Como funciona a apuração?

Nos EUA, os eleitores acompanham a apuração voto a voto, estado por estado, numa corrida para ver qual candidato alcança os 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral. Como cada estado tem prazos diferentes para declarar um vencedor, a apuração pode se arrastar. 

Durante esse período, os principais veículos de comunicação tentam antecipar os resultados com base nos votos já contabilizados. Quando há muitos votos pelo correio — como aconteceu nas eleições de 2020 devido à pandemia — a contagem pode demorar ainda mais.

A imprensa pode declarar um vencedor em determinado estado antes do anúncio oficial, se avaliar que a tendência de vitória é irreversível.

Eleições nos EUA ocorrem em diferentes fusos horários

As eleições nos EUA ocorrem em diferentes fusos horários. A apuração começa às 20h (horário de Brasília), quando as urnas se fecham em seis estados, incluindo a Geórgia, que é crucial para a disputa. Às 20h30, mais três estados fecham as urnas, entre eles a Carolina do Norte, um estado-pêndulo vital.

A contagem de votos se intensifica às 21h, com o fechamento das urnas em 16 estados, além da Pensilvânia, que é considerada "a joia da coroa" da eleição. Os primeiros resultados da Pensilvânia devem sair às 22h. Michigan e Wisconsin, outros estados decisivos, fecham as urnas entre 22h e 23h. O Arizona, que também é fundamental, inicia a apuração às 23h, e o último estado-pêndulo a encerrar a votação é Nevada, à meia-noite de quarta-feira.

Eleições nos EUA ocorrem em diferentes fusos horários - (Freepik) Freepik
Eleições nos EUA ocorrem em diferentes fusos horários

Quando os resultados das eleições são divulgados?

Tradicionalmente, quando as urnas na Califórnia fecham às 1h, já é possível anunciar um vencedor. No entanto, se a disputa for acirrada, como tem sido entre Trump e Kamala, o resultado pode demorar dias. Na eleição de 2020, por exemplo, a Pensilvânia e Nevada só tiveram seus vencedores projetados quatro dias após a votação, enquanto no Arizona a imprensa levou mais de uma semana para anunciar um nome.