Nas eleições dos Estados Unidos, o processo de apuração de votos é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Enquanto aqui os resultados são divulgados algumas horas após o fechamento das urnas, nos EUA a contagem pode levar dias. Isso acontece porque a eleição americana é, na verdade, um conjunto de eleições estaduais, onde os eleitores têm opções para votar no dia da eleição, antecipadamente em zonas eleitorais ou por correio.
Na corrida pela Casa Branca nesta terça-feira (5), os favoritos são a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, mas outros candidatos também buscam conquistar o eleitor americano.
Como funciona a apuração?
Nos EUA, os eleitores acompanham a apuração voto a voto, estado por estado, numa corrida para ver qual candidato alcança os 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral. Como cada estado tem prazos diferentes para declarar um vencedor, a apuração pode se arrastar.
Durante esse período, os principais veículos de comunicação tentam antecipar os resultados com base nos votos já contabilizados. Quando há muitos votos pelo correio — como aconteceu nas eleições de 2020 devido à pandemia — a contagem pode demorar ainda mais.
A imprensa pode declarar um vencedor em determinado estado antes do anúncio oficial, se avaliar que a tendência de vitória é irreversível.
Eleições nos EUA ocorrem em diferentes fusos horários
As eleições nos EUA ocorrem em diferentes fusos horários. A apuração começa às 20h (horário de Brasília), quando as urnas se fecham em seis estados, incluindo a Geórgia, que é crucial para a disputa. Às 20h30, mais três estados fecham as urnas, entre eles a Carolina do Norte, um estado-pêndulo vital.
A contagem de votos se intensifica às 21h, com o fechamento das urnas em 16 estados, além da Pensilvânia, que é considerada "a joia da coroa" da eleição. Os primeiros resultados da Pensilvânia devem sair às 22h. Michigan e Wisconsin, outros estados decisivos, fecham as urnas entre 22h e 23h. O Arizona, que também é fundamental, inicia a apuração às 23h, e o último estado-pêndulo a encerrar a votação é Nevada, à meia-noite de quarta-feira.
Quando os resultados das eleições são divulgados?
Tradicionalmente, quando as urnas na Califórnia fecham às 1h, já é possível anunciar um vencedor. No entanto, se a disputa for acirrada, como tem sido entre Trump e Kamala, o resultado pode demorar dias. Na eleição de 2020, por exemplo, a Pensilvânia e Nevada só tiveram seus vencedores projetados quatro dias após a votação, enquanto no Arizona a imprensa levou mais de uma semana para anunciar um nome.