Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

OAB Piauí e Fundação Velho Monge realizarão ações na Semana do Meio Ambiente

OAB Piauí e Fundação Velho Monge realizarão ações de conscientização na Semana do Meio Ambiente

03/06/2021 13:52

Na manhã desta quarta-feira (02), o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, reuniu-se com representantes da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CMARH) da Seccional Piauí. Na ocasião, esteve em pauta o Projeto “Toda Gente Faz Parte do Meio Ambiente”, que integra as ações da Semana do Meio Ambiente, que será realizado em parceria com a Fundação Velho Monge.

Para o Presidente da CMARH, Rodrigo Castelo Branco, a realização do Projeto visa promover conscientização da Advocacia e de toda a sociedade em torno da questão ambiental e preservação.

“Buscamos sensibilizar os Advogados e Advogadas, bem como a comunidade em geral, sobre a urgência em adequarmos nossas vidas aos ciclos ecológicos da natureza, sob pena de tornarmos impossível a existência humana no planeta terra. Durante os cinco dias de atividades, arrecadaremos alimentos a serem destinados a setores sociais vulneráveis envolvidos com a questão ambiental e entregaremos sacolas ecológicas a quem realizar doações. Além disso, promoveremos a assinatura do termo de cooperação entre a OAB e a Fundação Velho Monge e, ainda, realizaremos quatro debates virtuais, assim como visitas técnicas e lançamento de Álbum Fotográfico, do fotógrafo Juscelino Reis”, explicou. 

Ainda segundo Rodrigo Castelo Branco, a visita à Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos está dentre as ações da Semana do Meio ambiente, representando uma atenção a quem atua diariamente com o lixo e reciclagem. “É necessário conhecer as condições dos catadores de resíduos do aterro sanitário de Teresina, elencar os principais problemas e buscar meios de contribuir com a melhoria das condições de trabalho desta importante classe de trabalhadores. Realizaremos a ação e as outras visitas com número reduzido de pessoas, assim como atendendo os protocolos determinados diante da situação de pandemia”, frisou. 

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destacou que a ação é uma iniciativa relevante. “A OAB Piauí está à disposição para caminharmos junto atuando em uma pauta tão importante, que é fundamental para a nossa sociedade e das futuras gerações. A promoção, conscientização e defesa do meio ambiente é salutar, ainda mais quando envolvemos a Advocacia a se doar nesse processo. Nesse sentido, a parceria com Fundação será de grande valia para intensificarmos essa atividade”, externou.

O Vice-Presidente da Fundação Velho Monge, Rubens Luna, destacou que a parceria entre as instituições é extremamente importante para que os projetos ambientais atinjam o maior numero de pessoas. “Conhecer os projetos ambientais em andamento e formar parceria administrativa para contribuir com a execução das políticas públicas ambientais na esfera municipal é o nosso principal objetivo. Além disso, teremos uma programação com palestras, lançamento de livro, visitas tudo com o objetivo de promovermos uma sociedade holística, equilibrada e sustentável”, disse.

O Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, destacou a importância da pauta e reafirmou o compromisso da Seccional na defesa do meio ambiente. “Temos todo interesse em conhecer os projetos ambientais em andamento e formar parceria para contribuir com a execução das políticas públicas ambientais em nosso estado”, ressaltou.

Também integraram a reunião, o representante da OAB no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Teresina, Willey Albuquerque; e a Secretária Adjunta da Comissão, Layelma Salim.

Fonte: OAB PI
Mais sobre: