A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) deve intensificar os trabalhos nas próximas semanas para concluir a análise de matérias em tramitação antes do recesso parlamentar do meio de ano. A estratégia inclui a realização de uma reunião conjunta das comissões permanentes na próxima terça-feira (23), com o objetivo de acelerar a apreciação de projetos e “limpar a pauta” da Casa.
Nos bastidores, a baixa presença de parlamentares nas sessões plenárias tem alimentado especulações sobre uma possível insatisfação de deputados da base governista com o Palácio de Karnak, especialmente em meio a relatos sobre dificuldades na liberação de emendas parlamentares. No entanto, o vice-presidente da Alepi, deputado estadual Francisco Limma (PT), descartou que o esvaziamento esteja relacionado a qualquer desconforto político com o Governo do Estado.
“Eu não acredito que sejam insatisfações. Eu acho que é mais a pré-campanha que está ocupando os parlamentares, muitas agendas. Eu mesmo sou um deputado que acompanho muito lá [sessões híbridas] e tem horas que eu tenho dificuldades, mas de um modo geral eu não acredito que sejam insatisfações”, afirmou o petista ao O Dia.
Segundo Limma, a proximidade do período eleitoral tem levado os deputados a intensificarem agendas em suas bases eleitorais, reduzindo a frequência presencial nas atividades legislativas. Apesar disso, ele avalia que a produtividade da Casa pode ser mantida por meio de um esforço concentrado coordenado pela Mesa Diretora e pelas lideranças partidárias.
“Esse esforço concentrado para que a gente possa, numa semana ou em duas semanas, limpar essa pauta. Acho que é possível, de forma organizada, o presidente Severo tem trabalhado isso com as lideranças, com os parlamentares, então nós devemos combinar agora esses dias para fazer esse esforço concentrado para poder limpar a pauta”, explicou.
A reunião conjunta das comissões é articulada pelo líder do Governo na Alepi, deputado Dr. Vinícius Nascimento (PT), e faz parte da estratégia para garantir a tramitação das matérias que ainda precisam passar pelos colegiados antes de seguirem para votação em plenário. A expectativa da base governista é concluir a apreciação dos principais projetos em tramitação antes do início do recesso legislativo previsto para julho.