O prazo para inscrição no edital que destinará R$ 70,5 milhões a projetos de restauração ecológica e revitalização dos recursos hídricos na Bacia do Rio Parnaíba foi prorrogado até o dia 29 de junho. O certame é organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Porto Piauí e pela Axia Energia, antiga Eletrobrás.
Apenas instituições sem fins lucrativos e cooperativas podem participar. Considerando despesas operacionais e outros custos previstos no edital, o aporte total pode chegar a R$ 78 milhões. Serão selecionados 30 projetos na região da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, distribuídos em 23 municípios prioritários do Piauí.
A iniciativa integra o programa Floresta Viva, voltado à recuperação de áreas degradadas na bacia do rio, com foco nas matas ciliares. A degradação dessas áreas tem comprometido a qualidade da água e intensificado processos erosivos como o assoreamento.
Podem se inscrever associações civis, fundações privadas, institutos, fóruns, movimentos sociais e cooperativas em qualquer grau de constituição, desde que legalmente constituídas há pelo menos dois anos. O edital completo, com as regras de participação e orientações para envio de propostas, está disponível no site do Funbio..