O deputado estadual Severo Eulálio, do MDB, demonstrou confiança no fortalecimento do seu partido para as eleições de 2026, independentemente do andamento das negociações para uma possível fusão cruzada com o PSD, aos moldes do que ocorreu na disputa eleitoral de 2022.
Ao O Dia, o parlamentar, que será o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), afirmou que o MDB está se preparando para todas as possibilidades, bem como destacou o esforço da sigla para garantir uma presença sólida no próximo pleito eleitoral.
“Nós estamos trabalhando para que essa fusão continue e trabalhando também para o fortalecimento do MDB caso ela não venha se concretizar. Então o PMDB vai estar pronto para as duas alternativas”, destacou Severo Eulálio.
A fusão cruzada entre o MDB e o PSD, que vem sendo discutida há algum tempo, busca unir forças para as próximas disputas eleitorais no Piauí. Em 2022, ambas as siglas se aliaram para o lançamento de chapas proporcionais. Enquanto o MDB pleiteou cadeiras na Alepi, o PSD juntou esforços para uma investida no Congresso Nacional, com destaque para as cadeiras da Câmara dos Deputados.
Com a união de forças, o MDB conquistou nove cadeiras no Parlamento estadual e o PSD angariou três lugares na Câmara dos Deputados.