O governador do Piauí, Rafael Fonteles, oficializou nesta quarta-feira (24) a nomeação de 137 candidatos aprovados em concursos públicos para atuar em áreas estratégicas da administração estadual. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, e reuniu secretários estaduais, dirigentes dos órgãos contemplados, além dos novos servidores e familiares.
As nomeações contemplam cinco órgãos da administração pública estadual e integram a política de fortalecimento do quadro efetivo de servidores, considerada uma das prioridades da gestão estadual para ampliar a capacidade de atendimento à população.
Durante o evento, foram nomeados 80 servidores para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), 21 para a Secretaria da Administração (Sead), 16 para a Secretaria do Planejamento (Seplan), 10 para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e outros 10 para a Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev).
Os novos servidores assumirão funções nas áreas de arrecadação, planejamento, gestão pública, assessoramento jurídico e previdenciário. Entre os cargos contemplados estão Auditor Fiscal, Agente de Tributos, Analista do Tesouro, Auditor Governamental, Analista Governamental, Analista Previdenciário e Procurador do Estado Substituto.
Os concursos foram realizados em 2024 e contaram com diversas etapas, incluindo provas objetivas e discursivas, avaliação de títulos e curso de formação. A remuneração inicial dos cargos é de R$ 11.549,35.
Ao O Dia, o governador destacou o fortalecimento do serviço público, que a partir dos novos nomeados poderá dar seguimento os trabalhos em prol da população piauiense.
“Fortalecer a área meio do governo é importante para que a gente tenha um governo mais eficiente e use melhor o dinheiro público a serviço da população. Então, claro que é importante nomear mais policiais, estamos fazendo, nomear mais professores, estamos fazendo, nomear mais profissionais da saúde, temos um concurso em andamento, mas também a área meio do governo. a Secretaria de Fazenda, a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Administração, a Piauí Previdência, são fundamentais para que nós tenhamos o bom uso e o uso mais eficiente do recurso público”, disse o governador.
O secretário estadual da Administração, Samuel Pontes, destacou que a chegada dos novos servidores contribuirá diretamente para a melhoria dos serviços prestados pelo Estado.
“O serviço público ganhará muito com a chegada desses novos servidores, são pessoas altamente capacitadas, que estudaram muito para conseguir a aprovação e para assumir esses cargos. Isso impacta diretamente no serviço prestado tanto internamente como para o cidadão piauiense, que é o nosso principal motivo de sempre buscar oferecer um serviço público de qualidade”, explicou.
Reforço na estrutura do Estado
Antes desta nova etapa, o concurso já havia resultado na nomeação de 63 aprovados, sendo 26 Analistas Governamentais para a Sead, 25 para a Seplan e 12 Analistas Previdenciários para a PiauíPrev.
Segundo o Governo do Estado, as novas nomeações ampliam a capacidade de planejamento, gestão, arrecadação, assessoramento jurídico e previdenciário da administração pública, fortalecendo setores considerados essenciais para a execução de políticas públicas e para o desenvolvimento do Piauí.
A medida também reforça a política de valorização do serviço público e a aposta do governo na recomposição e ampliação do quadro permanente de servidores, buscando garantir maior continuidade e eficiência na prestação dos serviços à população.