Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí

“Últimas eleições mostraram que a oposição é mais forte que o governo”, afirma Gustavo Neiva

Segundo ele, o resultado das eleições municipais de 2024 evidenciou o fortalecimento da oposição, que conquistou vitórias expressivas na capital e no interior.

09/11/2025 às 14h52

O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) afirmou que o bloco de oposição no Piauí não está em desvantagem em relação ao grupo liderado pelo governador Rafael Fonteles (PT). Segundo ele, o resultado das eleições municipais de 2024 evidenciou o fortalecimento da oposição, que conquistou vitórias expressivas nas duas maiores cidades do estado e em regiões estratégicas do interior.

“Últimas eleições mostraram que a oposição é mais forte que o governo”, afirma Gustavo Neiva - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
“Últimas eleições mostraram que a oposição é mais forte que o governo”, afirma Gustavo Neiva

“Não vejo que nós estamos em desvantagem, não. As últimas eleições municipais mostraram que a oposição é mais forte que o governo. Nós ganhamos nas principais cidades do estado do Piauí. Então, isso mostra a pujança da oposição. Não concordo que a oposição esteja em desvantagem”, declarou o parlamentar.

Neiva também fez críticas à continuidade do grupo político petista à frente do governo estadual há mais de duas décadas. Para o deputado, há um sentimento crescente de cansaço entre a população diante da falta de avanços concretos em áreas essenciais.

“Nós já temos mais de 20 anos do mesmo grupo político governando o estado do Piauí. O povo está cansado. O povo quer mudança, o povo quer resultados. No Piauí continua no fim da fila em todas as análises. Se você vai para a educação, o Piauí é campeão de analfabetismo. Na saúde os índices são péssimos, na segurança também. Então, assim, o povo do estado do Piauí quer renovação, quer novos planos, novas ideias. E é isso que a gente sente, onde a gente percorre o estado do Piauí”, afirmou.

Sobre as eleições de 2026, Gustavo Neiva garantiu que a oposição apresentará nomes competitivos para todas as chapas, tanto majoritária quanto proporcional.

“Nós vamos apresentar excelentes nomes, tanto para a chapa majoritária de governador, de senador, como de deputado federal e deputado estadual. E quem vai decidir é a população. Nós estamos fortes, e nós iremos apresentar grandes nomes para a apreciação da sociedade e quem decide é o povo”, destacou.

Das dez maiores cidades do Piauí, o grupo oposicionista conquistou nas eleições de 2024 as duas cidades mais populosas e outras prefeituras consideradas estratégicas, como Teresina – Silvio Mendes (União Brasil); Parnaíba – Francisco Emanuel (Progressistas); Campo Maior – Joãozinho Félix (Progressistas); e União – Gustavo Medeiros (Progressistas)

Alguns aliados, porém, migraram para a base governista após o pleito. É o caso do prefeito Antônio Reis, que deixou o Progressistas e se filiou ao PSD, partido aliado ao governador Rafael Fonteles, embora ainda mantenha boa relação com setores da oposição.