Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caixa deve receber 2,5 milhões de pessoas por dia até 13 de junho

O grande movimento de beneficiários nas agências bancárias foi previsto pela direção da Caixa.

19/05/2020 12:17

Os novos calendários de saques do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) foram elaborados de modo a manter o fluxo nas agências da Caixa Econômica Federal em torno de 2,5 milhões de pessoas por dia, disse ontem, em Brasília, o presidente do banco, Pedro Guimarães. Explicou que, em todo o país, esse movimento se repetirá diariamente de 19 de maio até 13 de junho, quando acabará o saque em dinheiro da segunda parcela. Segundo Guimarães, o cronograma foi pensado para impedir picos de movimentação nas agências, como os ocorridos em 4 e 5 de maio, quando o saque da primeira parcela em espécie coincidiu com a retirada do dinheiro por quem tinha transferido o benefício para a conta de amigos ou de parentes. “Esse equilíbrio é para ter 2,5 milhões de pessoas [sacando nas agências] na mesma data”, explicou o presidente da Caixa.

O Mercado Público Municipal foi o primeiro espaço a receber a blitz de testes rápidos para identificação de casos de Covid-19 em Esperantina. A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) e trata-se de uma estratégia adotada pela Prefeitura, em parceria com o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, para reforço às ações de enfrentamento à pandemia no município. Cerca de 100 testes rápidos foram realizados. No local, os feirantes e comerciantes passaram, primeiramente, por avaliação médica, seguida do teste gratuito para Covid-19. A abordagem da blitz foi feita também com pessoas que costumam frequentar o local, sem aviso prévio à população. 

Relação estremecida

A relação entre o senador Ciro Nogueira e o deputado federal Assis Carvalho não é das mais amistosas ultimamente. Os dois andam trocando farpas através de redes sociais e por meio da imprensa, no que já é interpretado por muitos como um prelúdio do rompimento político entre Progressistas e Partidos dos Trabalhadores. 

Confronto direto

O curioso é que a disputa entre Ciro e Assis deve acontecer de forma efetiva em vários municípios do estado do Piauí. O caso mais emblemático é em Picos, onde o grupo apoiado por Assis Carvalho tenta emplacar o sucessor do prefeito Padre Valmir Lima(PT), enquanto Ciro Nogueira aposta todas as fichas em Gil Paraibano, filiado ao Progressistas.

Avaliação

Em entrevista ao jornal espanhol El País,  publicada nesta segunda-feira (18), o governador Wellington Dias afirmou que o Brasil está sem comando. Para o chefe do executivo piauiense Jair Bolsonaro não conseguirá concluir o mandato à frente da Presidência da República.

Nota

A Secretaria de Estado da Justiça informa que recebeu, ontem (18), mais um detido na Operação Delivery, executada pela Polícia Federal, no último dia 12, no município de União, e que testou positivo para Covid-19. O detento está custodiado na Unidade de Apoio Prisional, antigo Hospital Penitenciário, e, lá, se mantém em isolamento e em observação.

Perdeu, mas vai ganhar

O Progressistas tentou emplacar um nome na direção do bilionário Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, mas perdeu o espaço para o PL. O partido comandado nacionalmente por Ciro Nogueira que já tem o DNOCS, agora luta por outras pastas robustas na estrutura de cargos do governo federal. No Congresso, o partido já está pronto para ir alinha de frente na defesa do presidente Jair Bolsonaro. Assim que os cargos chegarem, obviamente.

Mais sobre: