Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Direitos humanos para todos!

Leia a coluna Roda Viva desta segunda-feira.

10/12/2018 18:53

Direitos humanos para todos!

Acontece nesta segunda-feira (10) a solenidade de assinatura de um acordo de cooperação técnica entre diversos órgãos públicos e entidades piauienses para a formação da Rede de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Rede DH-Piauí) no âmbito estadual. O evento será realizado no Palácio de Karnak, a partir das 11 horas. O acordo tem 60 meses de prazo de execução e objetiva fomentar a educação em direitos humanos na sociedade piauiense, bem como articular órgãos públicos e entidades do estado para a defesa desses direitos. Trata-se de uma ação importantíssima no momento pelo qual o país passa, com a disseminação de discursos de ódio e de intolerância com minorias. É preciso, de fato, que a sociedade e as instituições unam forças contra a ignorância que tem sido manifestada cotidianamente por parte dos brasileiros, por exemplo, quando se diz a absurda frase "direitos humanos para humanos direitos". Hoje, um dos principais problemas do Brasil é ter muitos "cidadãos de bem" propagando e fazendo o mal. 

“A data para a assinatura do acordo foi escolhida com o intuito de comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), documento internacional elaborado em 10 de dezembro de 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que lista os principais direitos dos seres humanos, entre eles, o direito à vida, à liberdade, dentre outros”, explica Flávia Gomes, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI).

Mutirão de cirurgias

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que neste final de semana mais de 630 pessoas foram atendidas em mutirões de cirurgias realizados em seis hospitais da rede estadual. Foram procedimentos na capital e no interior, contemplando cirurgias gerais, de pediatria, de catarata, de ortopedia e de otorrinolaringologia.

Catarata

As de catarata foram realizadas nos Hospitais Deolindo Couto, em Oeiras, e no Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí. Foram mais de 400 pacientes atendidos. 

Mesmo com uma manhã de domingo chuvosa a Correndo Contra Pólio, corrida de rua organizada pelo Rotary Teresina Cajuína, reuniu centenas de corredores que participaram da prova nas categorias de 5 quilômetros, 10 quilômetros, caminhada e kids. Na verdade, o clima ameno acabou sendo um atrativo a mais para o evento que reuniu clubes de corrida e famílias inteiras, teve até pet concorrendo e dando um show de disposição. 

Mais sobre: