Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Confira algumas entradinhas regionais com a Chef Larissa Batista na coluna Sabor do dia

As entradas e petiscos regionais também podem ser saudaveis

07/12/2020 16:01



Chef Larissa Batista


Sabor de entradas regionais

Quando queremos nos sentir confortáveis na hora da refeição, o que pode nos ajudar a distrair o pensamento e ajudar a relaxar são entradas regionais.Mas quem disse que esses petiscos não podem ser saudáveis?  Confira essas receitas e aproveite o melhor do sabor. Crédito das fotos @zulk. 

Chips de banana

Ingredientes: 4 bananas verdes descascadas - cortadas em rodelas finas

2 xícaras de óleo 

3 xícaras de água

1 colher de chá de açafrão da terra

1 colher de sopa de pimenta em pó.

Sal a gosto

Modo de preparo:

Inicialmente, colocar as fatias de banana em uma solução de água, sal e açafrão e deixar descansar por 5 minutos. Misturar bem a banana na solução, então transferir para uma peneira até escorrer completamente. Em panela média, aquecer o óleo, em fogo alto. Quando o óleo estiver bem quente, adicionar as fatias de banana em pequenas porções. Fritar até dourar e transferir para papel toalha. Repetir esse processo com o restante das fatias. Polvilhar com sal e pimenta em pó e deixe esfriar.


Chips de banana



Dadinho de tapioca 

Ingredientes 

250 g de tapioca granulada

250 g de queijo ralado grosso

500 ml de leite

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Ferver o leite com o sal e a pimenta-do-reino e reservar. Em outro recipiente, misturar a tapioca e o queijo, mexendo bem. Na sequência, acrescentar aos poucos o leite à mistura de tapioca e queijo. Mexer novamente até ficar homogênea. Então, depositar a mistura numa assadeira (devidamente forrada com plástico filme) e colocar sob refrigeração até que mistura esteja firme (cerca de 3 horas). Retirar da refrigeração e cortar os dadinhos. Forrar uma assadeira com papel manteiga e dispor os dadinhos de modo que não fiquem muito próximos uns dos outros. Levar ao fogo médio (180º C) por meia hora.


Dadinho de tapioca




Iscas de frangos

Ingredientes

1 kg de frango, cortado em pedaços

1 ovo

120 ml de leite

Pimenta a gosto

2 g de alho em pó

1g de sal temperado (opcional)

120g de farinha para empanar

300ml de óleo 

Modo de preparo:

Lavar com água fria e secar os pedaços de frango com toalhas de papel. Em uma tigela rasa, bater o ovo com o leite e mexer; acrescentar sal, pimenta e alho em pó. Mergulhar o frango na mistura de leite por 5 a 10 minutos. Misturar a farinha e o sal temperado em um recipiente grande. Empanar os pedaços de frango com essa farinha. Retirar o excesso e esperar por uns minutos até o frango secar. Despejar o óleo em uma frigideira ou fritadeira e deixar aquecer. Adicionar os pedaços de frangos e deixar fritar. Retirar quando estiverem dourados. Escorrer em papel toalha. Servir quente, acompanhado de molho de sua preferência.


Iscas de frangos



Torresmo de pele de frango

Ingredientes

8 peles de coxa de frango

Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 220ºC e forrar uma assadeira com papel alumínio. Secar a pele de frango e dispor na assadeira de modo que o lado da carne fique virado para o papel alumínio. Temperar com sal e pimenta. Assar as peles por cerca de 15 minutos ou até ficarem crocantes. Colocar em toalhas de papel para absorver o excesso de gordura. Servir em seguida.


Torresmo de pele de frango


Mais sobre: