Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dicas para manter a alimentação equilibrada nas férias

Separamos dicas para manter a alimentação equilibrada nas férias. Vamos conferir?

01/07/2020 12:39

Manter a alimentação saudável e equilibrada na rotina diária não é tão difícil quanto durante as folgas, certo? Para ajudar você, separamos dicas para manter a alimentação equilibrada nas férias. Vamos conferir?

1-  Invista na hidratação

Não é só porque você está curtindo as férias que a hidratação precisa ser esquecida. Tome água sempre que puder e invista em outras bebidas saudáveis, como sucos naturais e chás.

2-  Inclua algum alimento fresco

Saiu para jantar em algum lugar novo? Tente ter no prato, pelo menos um alimento fresco. Também é interessante adicionar algumas frutas nos intervalos entre as refeições principais.

3-  Saboreie com sabedoria

As saídas em grupos, normalmente, terminam em algum bar cheio de petiscos. Para não furar a sua alimentação equilibrada, prove os pratos com sabedoria, sem exagerar na quantidade. E se você abusou um pouquinho, na manhã seguinte faça um suco desintoxicante com couve, gengibre e fruta da sua escolha, para acelerar o trabalho do fígado em eliminar as toxinas.

4-  Planeje as refeições


Quando se está viajando é mais difícil planejar um cardápio semanal. Contudo, mesmo nestes períodos você pode fazer algumas observações. Por exemplo, no café da manhã só vou comer fruta, o almoço amanhã vai ser mais leve, vou jantar uma salada e por aí vai.

5-  Faça intervalos regulares para as refeições

Não fique mais de 3 horas e meia sem se alimentar durante o dia e 9 horas enquanto dorme. Comer regularmente estabiliza o apetite, diminuindo as chances de consumir mais do que o corpo aguenta e controla a glicemia.

6-  Coma devagar


Mastigar bem os alimentos ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que a gente coma em menos quantidade e consiga saborear todas as cores, texturas e sabores do prato.


Flores comestíveis

As flores comestíveis são boas para muitas coisas. Você pode decorar refeições, doces, saladas ou um prato de jantar. O ponto chave é aprender quais flores são seguras para o consumo e quais serão agradáveis ao seu paladar. Tome cuidado ao escolher flores comestíveis: compre de um revendedor confiável para que possa consumi-las de forma segura.


Festival Sabores na Mesa

O Banco de Brasília (BRB) apresenta, de 1º a 31 de julho, o Festival Sabores na Mesa Brasil. Durante todo o mês, os brasilienses vão poder aproveitar uma experiência delivery diferente, que vai envolver 10 conceituados restaurantes da capital federal: A Mano, Aroma, Authoral, Bloco C, Casa Baco, Chicago Prime, Dona Lenha, IVV Swine Bar, Taypá Del Peru e Universal.


PETISCOS 


@ Originária da Índia, jaca ganha o mundo como supercomida vegana. A fruta, que pesa, em média, cinco quilos, tem polpa amarelada e viscosa quando madura e pode ser comida ‘in natura’ ou usada para fazer bolos, sucos, sorvetes e chips. 

@ Vinhos da Campanha Gaúcha (RS) ganham Indicação de Procedência. Novo selo atesta qualidade da produção e deve estimular desenvolvimento da indústria vitivinícola da região.

@ Banidas pela Coroa portuguesa e inexistentes até poucos anos atrás, as plantações de oliveira no Brasil já produzem óleos premiados nos rankings mundiais. 

@ Nos últimos meses, a busca na internet por alguma receita caseira de panificação cresceu inacreditáveis 300%.

@ O isolamento social tem feito pessoas sem a menor experiência com as panelas. O organismo agradece. 

Edição: Tarciso de Carvalho
Mais sobre: